Diretrizes Curriculares

Em 2018, A Coordenação Nacional de Educação (Conae) entregou ao Ministério da Educação (MEC) as propostas de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para cursos de técnicos e tecnólogos em Radiologia.

As diretrizes foram elaboradas para suprir a necessidade de estruturar melhor os cursos para, consequentemente, um melhor exercício das práticas radiológicas. Os documentos traçam com precisão os perfis dos técnicos e tecnólogos em Radiologia e explicam detalhadamente todas as competências que devem ser abordadas pelas instituições de ensino.

As proposições também reforçam a importância do estágio curricular e falam dos fundamentos da prática profissional do educando e do educador.

O processo de construção das orientações foi participativo e contou com a colaboração de especialistas em educação do país inteiro. O texto final foi organizado pelos professores Francisco Aparecido Cordão, Guilherme Oberto Rodrigues, João R.  Alves dos Santos, Michele Torquato, Paulo Roberto Wollinger e Ricardo Andreucci, além do conselheiro federal Sandoval Kehrle e das conselheiras Silvia Karina Lopes da Silva e Lúcia Helena Solha .

Consulte os textos propostos ao MEC:

DCNs para Técnico em Radiologia

DCNs para Tecnólogo em Radiologia