#06 HOMENAGEM RX

A difusão da classe no norte do país

Jônathas Oliveira/Assim CONTER
21/10/2015
#06 HOMENAGEM RX

Os primeiros operadores de raios X foram indispensáveis à profissionalização das técnicas radiológicas no Brasil e merecem o nosso reconhecimento. No 5º Congresso Nacional e 2º Intercâmbio Internacional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas, que será realizado em Brasília/DF, nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro de 2015, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) vai render homenagem a esses pioneiros que serão condecorados com a Medalha CONTER Wilhelm Conrad Röntgen. Conheça hoje a história do senhor Pedro Paulo Barros Reis, personagem que fez a diferença em nossa trajetória.

Você certamente conhece (ou é) alguém que apostou no crescimento profissional longe de sua terra natal, família e amigos. Esse é o caso do técnico em Radiologia Pedro Paulo Barros Reis que, após formar-se no estado do Rio de Janeiro, em 1970, resolveu se radicar e fornecer seus serviços em Porto Velho, coração do estado de Rondônia.

Ele até chegou a exercer a profissão em terras cariocas, mas foi no início da década de 80 que se tornou um dos pioneiros da Radiologia na região norte do país e levou conhecimento e capacitação para tantas outras pessoas.

Sendo um dos únicos profissionais de Rondônia com formação na área, Pedro trabalhou por mais de 30 anos no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, além de prestar serviços para a Clínica Dr. Enoch. Ele foi um dos pioneiros na implementação do primeiro aparelho de Tomografia Computadorizada (TC) no estado, através da Clinica de Radiologia Dr. Samuel Castiel.

Seguindo os modelos de Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”, o pioneiro tornou-se um dos primeiros professores do curso de TC em Rondônia, sendo responsável pela formação dos primeiros técnicos em Radiologia com essa especialidade na região.

Hoje, Pedro Paulo está aposentado há quase cinco anos, mas continua com seu registro ativo pelo fato de ter o orgulho de ser profissional das técnicas radiológicas. Mesmo estando afastado da sala de Radiologia, ele continua sendo uma referência para todos os técnicos e tecnólogos não só de Rondônia, como de todo o país.

Com pouco mais de 40 anos voltados à profissão, fica aqui o nosso agradecimento e homenagem a esse carioca de espírito rondoniano, que difundiu conhecimento, profissionalismo e cuidado com excelência.