AÇÃO JUDICIAL

Com ação do CRTR16, justiça determina cumprimento de piso salarial e adicional de insalubridade em Piancó/PB

Assessoria de Comunicação - CONTER
04/07/2022
AÇÃO JUDICIAL
Após Ação Civil Pública do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 16ª Região (CRTR16), representante dos Estados do Rio Grande do Norte da Paraíba, contra o município de Piancó (PB), a justiça determinou o cumprimento do piso salarial e adicional de insalubridade aos profissionais técnicos da área radiológica da cidade.  
 
O salário do profissional é fixado no valor de dois salários mínimos da época e o adicional de insalubridade é de mais 40% em cima desse valor. 
 
Foi emitida a sentença determinando o cumprimento do piso e adicional. Ainda, o Regional apresentou recurso sobre a sentença, requerendo que seja cumprida a carga horária de 24h semanais e as férias semestrais de 20 dias. 
 
Para o diretor-presidente do CRTR 16, TR. Fontaine Araújo, “Os conselhos profissionais têm como finalidade essencial a fiscalização do exercício da profissão. No entanto, também buscamos garantir o efetivo cumprimento dos direitos dos Auxiliares, Técnicos e Tecnólogos em Radiologia do Rio Grande do Norte e da Paraíba, que desempenham um trabalho essencial e de extrema importância. Por isso, temos travado muitas batalhas judiciais no sentido de promover o cumprimento do piso salarial, da carga horária e do adicional de insalubridade para esses profissionais, e a ação judicial contra o município de Piancó/PB é um exemplo disso”.