ACIDENTE NUCLEAR

Japão: governo reitera segurança alimentar

Euronews
12/04/2011
ACIDENTE NUCLEAR

No Japão, peritos em radiologia da organização de defesa do meio ambiente Greenpeace afirmam que os níveis de radiação detectados fora da zona de evacuação e nos produtos agrícolas são superiores aos níveis considerados seguros.

As investigações dos peritos concentram-se na província de Fukushima onde se encontra a central afetada pelo sismo e tsunami de 11 de março.

A região foi visitada pelo presidente da Tepco na segunda-feira, Masataka Shimizu, que apresentou um pedido de desculpas pelos problemas ocorridos na central desde 11 de março.

Em Tóquio, na sede da Tepco, a companhia que explora a central danificada, um porta-voz admitiu que os riscos são consideráveis.

“Caso a fuga de radiação não seja completamente estancada é provável que a radiação acumulada venha a exceder os níveis atingidos por Tchernobil”, afirmou.

O consumo de alimentos provenientes da região está a levantar receios entre a população.

Nas ruas de Tóquio um porta-voz e alto funcionário governamental tentava esta terça-feira acalmar os receios da população relativamente ao consumo de produtos oriundos da região de Fukushima.

Yukio Edano deslocou-se a um mercado para consumir alguns produtos e assim inspirar confiança nos consumidores.

Veja o vídeo, clique aqui