ANTES E DEPOIS

Confira o relato da TR. Jussara Torres após dois anos de pandemia

Luana G. Silveira/ASCOM CONTER
16/05/2022
ANTES E DEPOIS

Lembra dela? Em abril de 2020, assim que a pandemia de COVID-19 teve início por aqui, foram vários os depoimentos de profissionais das técnicas radiológicas que salvaram vidas de norte a sul no país.

Entre essas histórias está a da Técnica em Radiologia Jussara Torres, que tem atuado na linha de frente de combate ao vírus no Hospital Ronaldo Gazolla, no Rio de Janeiro. Para a profissional, a precariedade no ambiente de trabalho durante o período ficou explícita quando notou que não haviam vagas tanto para abrir novos leitos quanto para a liberação de corpos. Não obstante, assim como muitos brasileiros, ela sofreu com a perda de familiares próximos para o vírus.

“Fiquei quatro meses afastada da minha mãe e a perdi para a COVID... fiquei deprimida por ver tantas pessoas queridas morrendo. Além da minha mãe, quase perdi meu irmão também, então, depois disso, resolvi curtir ao máximo o meu filho. A única certeza que eu tinha era que ficar perto dele era a melhor decisão. E todos os meus entes queridos que quiseram estar por perto eu os mantive, pois, a dor de perder alguém sem ter dado o último abraço foi cruel para mim e para o meu filho, que tanto perdeu”.

A profissional acredita que uma parceria entre a rede privada e o SUS teria ajudado a melhorar o caos no sistema de saúde e relatou que, atualmente, os pacientes infectados com a doença apresentam aspectos melhores em comparação ao início da pandemia. Junto a isso, a equipe de saúde também tem se mostrado mais tranquila.

Pesquisa da Fiocruz

Ainda sobre a pandemia, há também quem deseja conhecer melhor as histórias dos profissionais de saúde e, por meio da ciência, consiga fornecer dados importantes. A pesquisa coordenada pela Dra. Maria Helena Machado, em 2021, “Os trabalhadores invisíveis da saúde: condições de trabalho e saúde mental no contexto da COVID-19 no Brasil”, já conta com informações importantes para a melhora do sistema de saúde nacional como um todo.

Por meio do conhecimento de aspectos como condições de trabalho, disponibilidade de equipamentos de proteção e infraestrutura, a pesquisa apoiada pelo CONTER busca saídas para o cuidado, proteção e acolhimento desses profissionais.

A TR. Jussara Torres, que pôde responder à pesquisa, conta que mesmo paramentada não se sentia protegida contra o vírus, “Tive Covid duas vezes comprovadas por exames, meu filho também teve. Não posso afirmar ter contraído a doença no trabalho”, afirma.

Clique aqui e saiba mais sobre o estudo.