ARTICULAÇÃO

Sistema CONTER/CRTRs alcança apoio do deputado Roberto Lucena em prol do PL 3.661/12, que regulamenta profissão de Tecnólogo em Radiologia

Romário Costa/Ascom CONTER
07/07/2021
ARTICULAÇÃO

Em mais uma vitória em direção à aprovação do Projeto de Lei 3.661/2012, o Sistema CONTER/CRTRs alcançou o apoio do deputado federal Roberto Lucena, representante do estado de São Paulo e integrante da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, onde encontra-se parado o projeto. O parlamentar tem histórico de luta a favor de direitos dos trabalhadores e se sensibilizou com a batalha do Conselho Nacional pela regulamentação da profissão de tecnólogo em Radiologia.

“O meu mandato está à disposição das lutas dos trabalhadores, especialmente, neste momento, os da área da saúde. Os projetos de lei devem obedecer a um trâmite dentro da casa e o PL 3.661/12 está em atraso nesse processo, encontrando-se parado para análise do relator desde 2019. Agiremos para retomar o andamento desse importante instrumento para a categoria de tecnólogos em Radiologia”, afirmou o deputado em reunião com o presidente do CONTER, Luciano Guedes, que contou, ainda, com a participação do presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia de São Paulo (CRTR5), Júlio César dos Santos.

Para o presidente do Conselho Nacional, o gesto do deputado é bastante positivo e demonstra a relevância da pauta. “O apoio de representantes nacionais sensíveis à causa, além de mostrar que nosso trabalho não tem sido em vão, nos dá esperança de que grandes conquistas estão por vir”, conta. Em consonância com o pensamento, Júlio César do Santos pondera que a união de forças é fundamental para avançar com o projeto. “É necessário que cada entidade e cada profissional da Radiologia cumpra com a sua parte para mobilizarmos a sociedade em defesa desse assunto”, finaliza.

A assessoria do parlamentar está em contato com a equipe do deputado federal Pedro Westphalen, atual relator do PL, a fim de avançar nas discussões que estão interrompidas há anos. Roberto Lucena colocou-se, ainda, à disposição da categoria para propor a realização de audiências públicas e conferências com a finalidade de colocar a discussão em evidência em diferentes esferas do poder público.