ARTICULAÇÃO

Câmara Técnica do CONTER discute proteção radiológica com Anvisa

Ascom CONTER
21/05/2019
ARTICULAÇÃO

A Câmara Técnica da Radiodiagnóstico do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) está reunida desde ontem (20), na sede do órgão. No primeiro dia do encontro, a equipe de especialistas recebeu a Gerente Substituta de Regulamentação e Controle Sanitário, Graziele Costa Araújo, e a especialista em regulação e vigilância sanitária Daniela Pina Marques Tomazinho, que representaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na ocasião, foram discutidos aspectos referentes à reformulação da Portaria nº 453/98, que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico no país.

Para o coordenador da Câmara, o TR. Richard Siqueira Dias, é imprescindível que o CONTER se faça presente nas discussões sobre o assunto, pois a norma tem grande impacto no trabalho dos técnicos e tecnólogos e, consequentemente, na proteção da população exposta à radiação. “Ao mantermos esse diálogo com a Anvisa, garantimos a colaboração para o melhor atendimento à sociedade. Nesta oportunidade, podemos apresentar todos os argumentos referentes à proteção radiológica do ponto de vista do Indivíduo Ocupacional Exposto (IOE), além de nos colocarmos à disposição como órgão consultivo nas decisões sobre a norma”, ponderou o coordenador.

O encontro se encerra hoje e, entre outras questões, a equipe discutirá a proposição de um projeto para estabelecer procedimentos-padrão de segurança em exames de Ressonância Magnética; além disso, analisarão as normas do CONTER sobre as atribuições dos profissionais no setor de radiodiagnóstico.

As Câmaras Técnicas foram instituídas com o objetivo de auxiliar o Conselho Nacional na formulação e aplicação de políticas que beneficiem os profissionais da radiologia e a sociedade, visto que os trabalhadores da Radiologia são também importantes agentes de proteção radiológica.