ATENÇÃO, TECNÓLOGOS (AS)

MEC abre consulta para revisão do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia

Jônathas Oliveira/Ascom CONTER
30/12/2020
ATENÇÃO, TECNÓLOGOS (AS)
Os tecnólogos em Radiologia terão a oportunidade de colaborar com a atualização do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CST) do país. A prática feita pelo Ministério da Educação (MEC) é de suma importância para os tecnólogos em Radiologia, uma vez que assegura a oferta de cursos e de formação em consonância com a dinâmica do setor produtivo e de demandas na sociedade.
 
O CONTER, por meio de sua Coordenação Nacional de Educação (CONAE), enviará sugestões dos profissionais técnicos e tecnólogos do Sistema CONTER/CRTRs. Por isso, os profissionais interessados poderão encaminhar sugestões e encaminhamentos até o dia 15 de janeiro para o e-mail joao@conter.gov.br. “Tomaremos os encaminhamentos necessários para a construção do novo modelo. As sugestões serão analisadas pela CONAE e encaminhadas à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC”, explica o assessor educacional do CONTER, M.e João Raimundo Alves dos Santos.
 
A Conselheira e presidenta da CONAE, TR. Silvia Karina Lopes, reforça o chamamento aos profissionais e destaca que é fundamental a participação da comunidade radiológica. “O CST é um dos principais instrumentos de validação tecnológica da nossa profissão em nível nacional, junto com a validação do Ministério do Trabalho por meio da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO – MTE). É uma oportunidade ímpar de reportarmos aquilo que vivenciamos na prática. Portanto, contamos com a ampla participação da categoria”, finaliza.
 
Saiba mais
 
Atualmente em sua 3ª edição, o CST traz em sua estrutura 134 denominações de Cursos Superiores de Tecnologia, agrupados em 13 eixos tecnológicos, com a seguinte descrição por curso:
 
- Perfil Profissional de Conclusão;
- Infraestrutura mínima requerida;
- Carga horária mínima; campo de atuação;
- Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) associadas;
- Possibilidades de prosseguimento de estudos na Pós-Graduação lato sensu e stricto sensu.