CAPACITAÇÃO

Conselho do Pará e Amapá promove capacitação para Supervisores das Aplicações das Técnicas Radiológicas

Ascom CONTER
16/12/2019
CAPACITAÇÃO

Evento chamou a atenção da comunidade radiológica da região, reuniu mais de 400 pessoas e teve uma fila de espera de 100 pessoas

Formação, capacitação e valorização, foi o tripé que norteou toda a realização do II Curso de Capacitação para Supervisores das Aplicações das Técnicas Radiológicas (SATR), realizado pelas escolas Biorad Cursos e Next Cursos em parceria com o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Pará e Amapá (CRTR14), por meio da Coordenação Regional de Educação (Cored). O evento, voltado para técnicos e tecnólogos que exercem ou pretendem assumir a função, lotou o auditório da Universidade da Amazônia (Unama), parceira do projeto, em Belém, e contou com uma programação intensiva, que contemplou as principais questões relacionadas ao trabalho do SATR nos setores de Radiologia.

A Supervisão das Aplicações das Técnicas Radiológicas é uma atividade exercida por profissionais, habilitados e certificados pelos Conselhos de Radiologia, para garantir a segurança e a proteção radiológica da equipe e dos pacientes. A indicação de um profissional da Radiologia para assumir essa função está prevista no Artigo 10 da Lei 7.394/85, que regulamenta a profissão, e na Resolução CONTER nº 11/2011. No curso, estes dispositivos legais foram abordados, além de questões técnicas, como parâmetros de Radioproteção. Houve tópicos de gerência e gestão, atribuições também desempenhadas pelo SATR.

A Supervisão sempre foi vista com cuidado pelo Conselho do Pará/Amapá, que, há algum tempo, exerce trabalho de sensibilização de profissionais e responsáveis por clínicas e unidades de Radiologia; contudo de forma pontual, por meio de acolhimento individualizado. “Com o tempo, observamos a necessidade de realizar um curso para aqueles profissionais que já exerciam a função, objetivando conscientizá-lo da sua importância e coibir que outras categorias avancem sobre este campo de atuação que é do profissional da Radiologia, conforme determina a legislação que regula a profissão”, esclarece o presidente do órgão, José Marcos dos Santos Neto.

Para a presidenta da Coordenação Nacional de Educação (Conae), Silvia Karina, que representou o CONTER no evento, o curso conseguiu alcançar o objetivo de levar todas as temáticas relativas à atividade de maneira acessível. “Eu estou muito satisfeita, porque a difusão da importância do SATR é um dos temas prioritários para o biênio 2019/2020. Iremos trabalhar junto às Coreds dos demais regionais para desenvolvermos um modelo para todo o país”, informa a representante.

Em 2018, o CONTER elaborou uma campanha sobre segurança e proteção radiológica para sensibilizar profissionais e pacientes sobre os cuidados necessários durante a exposição à radiação ionizante. O material é acompanhado de uma cartilha, que explica como deve ser feita a indicação do SATR e como essa medida é importante para racionalizar os processos de trabalho e para garantir o bom funcionamento do serviço. Leia, baixe e compartilhe a cartilha (clique aqui).