CAPACITAÇÃO INTERNA

CONTER aborda consumo responsável com público interno

Larissa Lins/Ascom CONTER
25/06/2019
CAPACITAÇÃO INTERNA

O CONTER está investido no aprimoramento de procedimentos do público interno do órgão. Para isso, entre outras medidas, tem realizado palestras que visam capacitar e trazer novas perspectivas sobre o trabalho de seus colaboradores. O intuito é dar mais eficiência ao trabalho prestado no Conselho Nacional, diminuir gastos e prestar melhor assistência à classe.

Dando continuidade a essa política, foi realizada, na última semana, outro ciclo de palestras, que dessa vez trouxe como objetivo a responsabilidade financeira e o consumo consciente por meio de duas exposições. A primeira foi ministrada pelo Superintendente do CONTER, Alexandre Leite, e tratou do tema Requisição de Materiais e Serviços. Nela foram abordadas a Lei de Responsabilidade Fiscal e a estruturação orçamentária para a aquisição de materiais. As instruções serviram para esclarecer e auxiliar o processo de compra.

“Todas as atividades do conselho implicam em um custo, vai ter algum tipo de gasto para arcar com as atividades. Se esses gastos não forem bem feitos e dentro do que a norma determina, a situação pode se reverter em um problema para o órgão”, afirmou Alexandre. “Palestras como essa são importantes para esclarecer a ritualística da legislação quanto às compras que passam por diversos setores”, finalizou.

A segunda palestra ficou a cargo de Gisele Caixeta, especialista em previdência complementar. Com quase 30 anos de experiência na área, Gisele abordou o tema Educação Financeira e Previdenciária e explicou a importância da organização financeira, não só das compras do órgão, mas também a pessoal, para que se possa desfrutar melhor do dinheiro e garantir benefícios, como a aposentadoria. “Dar um foco para o particular, cuidar da sua casa e do seu futuro elevam o profissional e dão uma garantia a ele de que todo aquele trabalho vai dar um bom retorno futuro”, explanou a palestrante.

Para o presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, a atuação do agente público deve ser norteada, também, por uma consciência social. “Nosso plano é reforçar a importância do nosso trabalho para o bem-estar social. Muitos trabalhadores são atingidos pela atuação do Conselho Nacional, que funciona graças aos recursos recebidos da nossa classe. Nesta oportunidade, pudemos falar mais sobre consumo responsável, que é fundamental para a sustentação do Sistema”, pondera.