CAPACITAÇÃO ONLINE

OMS lança curso gratuito sobre cuidados na Radiologia pediátrica

Jônathas Oliveira/Ascom CONTER
25/02/2021
CAPACITAÇÃO ONLINE
Se você é técnico ou tecnólogo em Radiologia e tem certo domínio da língua inglesa, a Organização Mundial de Saúde (OMS) abriu curso de capacitação online gratuito para otimizar os cuidados radiológicos dos profissionais para com as crianças.
 
Com duração total de 36 horas, as inscrições para aulas online se encerram neste domingo (28/02). Os módulos terão início no dia 22 de março, com cronograma até o dia 28 de maio.
 
As discussões e aprendizados serão com foco na análise de risco e benefícios, exatamente como o princípio ALARA.
 

Princípio ALARA

ALARA vem do inglês "As Low As Reasonably Achievable" que quer dizer “Tão Baixo Quanto Razoavelmente Exequível”. Trata-se de um princípio de segurança que deve acompanhar o trabalho dos profissionais da Radiologia. Esse equilíbrio entre uma imagem de qualidade usando a menor dose possível é fundamental.
 
Além de fundamental, esse cuidado é imprescindível no atendimento às crianças e adolescentes, que não podem ser submetidos à doses desnecessárias de radiação. A depender da dose irradiada e das repetições de exames, a criança pode desenvolver até mesmo um câncer, por exemplo.
 
Por isso, todos os profissionais devem estar cientes dos princípios de radioproteção: utilizar as menores doses possíveis, além da relação custo/benefício.