CÓDIGO DE ÉTICA

CONTER promove conferências sobre novo Código de Ética e Disciplina dos empregados do Sistema

Romário Costa/Ascom CONTER
02/06/2021
CÓDIGO DE ÉTICA
Aconteceu, ao longo da última sexta-feira (28), uma série de conferências virtuais organizadas pelo Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) e que contaram com a participação de colaborares dos Conselhos de Radiologia do país inteiro. O tema dos encontros foi o novo Código de Ética e Disciplina dos Empregados do Sistema CONTER/CRTRs, apresentado por integrantes da Comissão de Assuntos Jurídicos do órgão, responsável pela elaboração do documento.
 
O código não é uma novidade entre órgãos da administração pública, mas é algo inédito no âmbito dos Conselhos de Radiologia, o que faz com que o Sistema esteja ainda mais alinhado com as instituições que presam pela cultura de legalidade e regularidade interna. O conjunto de normas tem caráter democrático e as mesmas regras se aplicam a todos os colaborares que possuem vínculo de trabalho com os Conselhos de Radiologia, sejam concursados ou comissionados, independentemente do nível hierárquico da função que exerce. 
 
Assim, a norma pode ser definida como manual de conduta dos colaborares, na qual constam direitos e deveres a serem respeitados no exercício das funções e é baseada no arcabouço legal já estabelecido e aplicável às relações de trabalho na esfera pública, explicou Jacinto de Sousa, advogado e integrante da Comissão de Assuntos Jurídicos. “Trata-se de um instrumento de proteção ao colaborador, servindo como material de apoio e consulta capaz que irá norteá-lo para um trabalho que esteja em conformidade com os princípios legais”, argumentou.
 
O Código de Ética é Disciplina dos Empregados do Sistema CONTER/CRTRs foi instituído por meio da Resolução CONTER nº 02/2021. A norma pode ser consultada e baixada neste link.