COLEGIADO

Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas elege novos coordenadores e secretário-executivo

Ascom CONTER
07/12/2019
COLEGIADO


O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA),  Mauro Kreuz, foi eleito  coordenador do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas. O coordenador adjunto vai ser o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim Bezerra. O assessor parlamentar do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Jenner de Morais, foi reconduzido ao cargo de secretário executivo do colegiado.

O grupo é formado por todos os conselhos federais do país e serve para discutir as decisões, assuntos, projetos e iniciativas que afetam o funcionamento das autarquias de fiscalização. Esta foi a primeira participação do novo presidente do CONTER, Luciano Guedes, no fórum.



“Em minha primeira participação, defendi a importância de mostrar à população os serviços que os conselhos profissionais prestam à sociedade, pois muita gente ainda não sabe a diferença que fazemos na segurança e proteção do cidadão. Precisamos apontar, em campanhas e nas audiências públicas, os dados de fiscalização e deixar claro como isso afeta a vida das pessoas. É importante mostrar o que a gente perde se essa estrutura deixar de existir”, enfatizou o presidente do CONTER, que estava acompanhado do presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia de São Paulo (CRTR5), Julio Cesar dos Santos.

A intervenção de Luciano Guedes foi elogiada pelo presidente do Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Luciano Guimarães. “Os conselhos profissionais realizam importante função pública de regulação, fiscalização e controle ético das profissões liberais e são intermediários entre o Estado e a sociedade. O funcionamento dessas instituições é imprescindível para o controle de atividades profissionais que oferecem risco à vida das pessoas”, finalizou Guedes.