CONSCIENTIZAÇÃO

Dia Mundial (de Combate) ao Câncer

Naum Carlos
04/02/2019
CONSCIENTIZAÇÃO


O dia 4 de fevereiro é marcado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) como o dia mundial de luta contra a doença. A data é o momento de diversas organizações governamentais ou não e a sociedade intensificarem debates, políticas públicas e demais ações de combate e prevenção a uma das enfermidades que mais matam brasileiros todos os anos.

Apesar de em alguns casos o câncer ter origem indefinida, é necessário que haja discussões sobre formas de prevení-lo. Existem poucos estudos sobre o percentual de casos de câncer que poderiam ser evitados no Brasil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que de 30% a 50% poderiam ser impedidos no mundo. Muito se fala do tabagismo e do risco de exposição excessiva aos raios solares, mas ainda há um fator que é de suma importância e que ainda tem pouco espaço nos veículos de informação e nos debates nas diferentes esferas sociais: a alimentação.

De acordo com Ronaldo Corrêa Ferreira da Silva, tecnologista da Área Técnica de Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a sociedade tem uma boa consciência sobre os riscos do tabagismo, no entanto, “fatores de risco alimentares como o consumo de álcool, de alimentos ultra processados, de carnes processadas e excesso de peso somente há poucas décadas passaram a ser objeto de campanhas para a população”, explica.

Ronaldo destaca a importância de consumir alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras e ovos, e alerta para os produtos ultra processados como refrigerantes, sucos de caixinha, nuggets, salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, e outros produtos industrializados: são potencialmente cancerígenos. Óleo, gorduras, sal e açúcar devem ser utilizados em pequenas quantidade.

Ainda segundo o tecnologista, o excesso de peso vem sendo associado a mais de dez tipos de câncer, entre eles os de mama, colorretal e próstata, alguns dos mais comuns no mundo e no Brasil. "O excesso de peso é uma resultante da má alimentação e da inatividade física. Portanto, manter atividade física regular, seja por meio de exercícios físicos ou por atividades como caminhar até o trabalho, subir escadas, dançar, limpar a casa, fazer as compras nos supermercados ou feiras, contribuem para diminuir o risco de ter um câncer".

Além de se conscientizar sobre os fatores de risco para o câncer, os profissionais da Radiologia devem usar proteção radiológica para prevenir riscos decorrentes da atividade diária. Como são trabalhadores com grau de insalubridade máximo, a supervisão profissional também é obrigatória para a categoria.