CONTROLE JURISDICIONAL

CONTER realiza 6º mutirão de fiscalização na Paraíba e no Rio Grande do Norte

Jônathas Oliveira/Assessoria de Imprensa do CONTER
01/12/2014
CONTROLE JURISDICIONAL

A Coordenação Nacional de Fiscalização (CONAFI) realizou, na primeira quinzena de novembro, o 6º mutirão de fiscalização do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER). Desta vez, a ação foi realizada na Paraíba e no Rio Grande do Norte. Durante duas semanas, a equipe federal passou por dezessete cidades, para apurar denúncias de exercício ilegal da profissão e outras irregularidades.

Segundo a supervisora fiscal do CONTER, Luciene Prado, as rotas foram definidas com base nas denúncias. “A participação da classe é determinante para o sucesso da fiscalização. Nos mutirões, nós vamos atrás das irregularidades que são apontadas pelos profissionais e pela população por meio das denúncias. Dessa forma, conseguimos manter o controle jurisdicional da profissão”, afirma.

O 6º mutirão de fiscalização passou por 75 estabelecimentos de saúde, nas cidades de Caraúbas, Mossoró, Natal e Patu - no Rio Grande do Norte - João Pessoa, Massaranduba, Campina Grande, Patos, Piancó, Conceição, Cajazeiras, Juazeirinho, Soledade, São Mamede, Catolé do Rocha e Araçagi, na Paraíba. Ao todo, foram realizadas 251 notificações e 29 autuações.

Entre os principais problemas encontrados, destaca-se a falta do Supervisor das Aplicações das Técnicas Radiológicas (SATR), a presença de leigos e de outros profissionais que exerciam as atividades ilegalmente e profissionais sem registro junto ao Regional.

Para o presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Rio Grande do Norte e Paraíba (CRTR 16ª Região), Fontaine Araújo, o balanço da fiscalização foi positivo e teve impacto ainda maior por ter sido de surpresa. “Nós mantivemos o maior sigilo possível a respeito do mutirão, para que a fiscalização detectasse as irregularidades em flagrante. Esse tipo de ação facilita a resolução dos problemas e dá maior resposta à classe, que merece exercer seu trabalho com dignidade. A ideia é prosseguir com as fiscalizações e agendar um segundo mutirão nos estados”, explica Fontaine.

A supervisora fiscal Luciene Prado destacou que, de todos os mutirões realizados até agora, esse foi o que houve maior reconhecimento dos profissionais. “É significativo e gratificante presenciar a diferença que a fiscalização faz no dia a dia desses profissionais. O agradecimento deles para nossa equipe sinaliza a importância do trabalho e as ações realizadas fortalecem toda a categoria”, frisa.

Intercâmbio de agentes fiscais

O mutirão de fiscalização do CONTER já foi realizado em Pernambuco, Piauí, Alagoas, Sergipe, Ceará, Bahia e, nessa última ocasião, no Rio Grande do Norte e na Paraíba.

Uma das principais características do programa é a interação entre os agentes fiscais de diferentes regiões do país. Esse encontro permite que os profissionais ganhem ainda mais bagagem para realizar seu trabalho por meio da troca de experiências e de técnicas de fiscalização.

Para o fiscal do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 10ª Região (CRTR/PR), Ariosvaldo Endler, essa experiência valoriza não só o profissional que fiscaliza, mas, também, a classe que batalha pelos seus direitos e condições dignas de trabalho. “Em todos os estabelecimentos, notou-se a alegria dos profissionais da Radiologia em nos receber. Principalmente, quando mencionava que eu era de outro Regional da federação e convocado para ajudar a apurar as denúncias”.

Já o agente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia de Goiás e Tocantins (CRTR 9ª Região), Valdirceu Siqueira, destaca a importância da distribuição de conhecimento entre os membros do Sistema Conter/CRTRs, bem como a relação com os profissionais das áreas fiscalizadas. “Essa interação permite que possamos aplicar novos estilos de trabalho e aprimorar ainda mais a fiscalização. Um deles é a interação do Regional com os profissionais dos estabelecimentos, e não apenas com a administração desses locais. Esse contato direto com a classe rendeu muitos elogios e torna-se um legado positivo”.