CORONAVÍRUS

CONTER cria comissão de enfrentamento da pandemia

Romário Costa/Ascom CONTER
20/05/2020
CORONAVÍRUS

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) instituiu a Comissão Transitória de Enfrentamento da Pandemia de COVID-19, uma frente de trabalho especificamente voltada para atender demandas da categoria relacionadas à pandemia decorrente do novo coronavírus. A Comissão faz parte de um conjunto de ações do Conselho que visam dar suporte aos profissionais que atuam na linha de frente.

Na última sexta-feira (15) aconteceu a primeira reunião do grupo. Por teleconferência, contou com a presença do presidente do CONTER, Luciano Guedes, dos membros e de convidados, representantes de alguns Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs), que puderam partilhar como têm enfrentado os desafios impostos pela pandemia em suas respectivas regiões.

Escolhida pela diretoria executiva para presidir a frente de trabalho, a conselheira nacional Silvia Karina destacou a importância de se utilizar de todos os recursos possíveis para superar a crise de saúde, em especial o conhecimento científico da Radiologia. “Conscientes da gravidade da situação e da importância dos profissionais das técnicas radiológicas no diagnóstico da Covi-19, é dever de toda sociedade, bem como do sistema fiscalização e educação, somar esforços no combate à pandemia, que, infelizmente, já ceifou a vida de muitos dos nossos colegas”, defende.

Leandro Sumi, agente fiscal do CRTR5, do estado de São Paulo, destacou a função social da fiscalização, neste momento. “Tornou-se uma ferramenta de aproximação da classe. Com este contato, feito via telefone, passamos a mensagem de que eles não estão sozinhos, ao passo que podemos saber se as instituições estão cumprindo com as diretrizes de segurança e se não está ocorrendo exercício ilegal da profissão”, compartilhou. O fiscal destacou, ainda, a importância das ações dos Conselhos de Radiologia e reforçou a importância das medidas de distanciamento social.

A Comissão de Enfrentamento voltará a se reunir na próxima quarta-feira (27), com representantes das Coordenações Nacional Regionais de Educação (Corefi/Coreds), para debater os resultados das medidas implementadas e estudar novas ações. O Conselho criou um observatório de monitoramento de contaminação entre profissionais, uma plataforma para recebimento de denúncias por falta de EPIs e lançou uma cartilha de orientações preventivas voltada para profissionais da linha de frente. Os especialistas irão estudar os dados e propor soluções à diretoria diante dos problemas detectados.

Além da presidenta, TR. Silvia Karina, compõem o a Comissão, a assessora jurídica do CONTER, Elizangela Paiva Scardua e o agente fiscal TNR. Leandro Riyodi Sumi. São membros suplentes o TR. Gideão Melo dos Santos, o TNR. Edwin Fernandes da Silva e o advogado Ygor Veríssimo Anjo.