CORONAVÍRUS

Confira a versão atualizada da cartilha de orientações de prevenção à Covid-19

Ascom CONTER
18/05/2020
CORONAVÍRUS

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) acaba de publicar a nova versão da cartilha Orientações Preventivas aos Profissionais das Técnicas Radiológicas, que traz recomendações para se evitar o contágio pela Covid-19, causada pelo novo coronavírus. O material segue estritamente as orientações das autoridades em saúde, principalmente do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O presidente do Conselho Nacional, Luciano Guedes, explica que as atualizações são necessárias conforme forem surgindo novas recomendações e descobertas. “Por se tratar de um vírus ainda pouco conhecido, é possível que não seja a última atualização, visto que diariamente surgem novas informações. Além do mais, o conteúdo foi revisto levando em consideração o atual cenário das instituições de saúde brasileiras”, pondera o representante.

Entre outras novas informações, a cartilha descreve as características mínimas dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), em razão de algumas denúncias que relatavam a má qualidade dos insumos distribuídos para os profissionais da saúde em diversas regiões do país. Também foram acrescentados dados sobre canais de denúncia e de notificações de contágio entre profissionais, criados pelo CONTER. O Conselho recomenda, ainda, que profissionais infectados informem ao Ministério da Saúde, por meio do serviço telefônico 136.

O material está disponível para download no Portal CONTER, neste link.