COVID-19

Ministério da Saúde cria banco de imagens para diagnóstico de coronavírus

Priscilla Klein, da Agência Saúde
08/04/2020
COVID-19

Profissionais poderão acessar exames de raio-x e tomografia computadorizada de tórax de pacientes com doença. Objetivo é auxiliar na identificação e atendimento dos casos

O Ministério da Saúde terá um banco de imagens para auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico de coronavírus. O suporte clínico será realizado por meio de parceria com uma empresa de tecnologia (Maida.Health) para realizar a triagem, a partir de exames de imagens de raio-x e tomografia computadorizada de tórax, de casos de pacientes suspeitos da Covid-19.

O banco de imagens é mais uma alternativa para apoiar no atendimento dos casos e permitir agilidade na adoção de condutas por parte dos profissionais. “Trata-se de um projeto de inteligência artificial com o objetivo de ser mais um aliado dos profissionais e estabelecimentos de saúde na identificação de casos da doença”, explicou a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro.

Para utilizar o serviço, o profissional deverá ingressar na plataforma http://covid-19.maida.health e fazer o cadastro. O serviço ficará disponível 24 horas, sete dias por semana. Os profissionais também poderão contribuir com o banco de imagens registrando novos casos e ajudando a orientar mais profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus.