COVID-19

CONTER manifesta apoio à Fiocruz em pesquisa sobre profissionais de saúde "invisíveis" na pandemia

Jônathas Oliveira/Ascom CONTER
22/03/2021
COVID-19
 
Com o intuito de obter subsídios fundamentais para traçar políticas de gestão do trabalho na saúde, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) convida os profissionais da Classe a contribuírem com um importante estudo: “Os trabalhadores invisíveis da saúde: condições de trabalho e saúde mental no contexto da COVID-19 no Brasil”.
 
A pesquisa é feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem como objetivo analisar as condições de vida, o cotidiano do trabalho e a saúde mental dos trabalhadores essenciais da saúde. Portanto, a sua opinião como profissional da Radiologia é de extrema importância. As respostas serão essenciais para melhorar a gestão do sistema de saúde brasileiro. 
 
 
Para o presidente do CONTER, TR. Luciano Guedes, a iniciativa da Fiocruz é uma oportunidade ímpar para que auxiliares, técnicos e tecnólogos em Radiologia expressem o dia a dia na linha de frente.
 
“O diagnóstico de imagem é o procedimento inicial de constatação da doença. Temos profissionais espalhados por todo o país e que recebem milhares de pacientes a mais de um ano de pandemia. Acreditamos na ciência e temos certeza de que esse estudo abrirá caminhos de valorização para aqueles que trabalham em prol da vida, especialmente os profissionais da Radiologia. A sociedade nos vê diariamente, não somos invisíveis. E a cada dia estamos conquistando o reconhecimento que merecemos, inclusive com ações como esta, da pesquisadora Maria Helena Machado", finaliza Luciano.