CULTURA

Faculdade de Medicina da UnB realiza exposição sobre anatomia artística

Ascom CONTER, com informações da UnB
18/09/2019
CULTURA

Obras foram produzidas pela comunidade acadêmica e serão expostas no salão térreo da Biblioteca Central da UnB, de 23 de setembro a 7 de outubro, com visitação gratuita

Tem início, no próximo dia 23 de setembro, a mostra Anatomia Artística, que reúne conhecimento anatômico e arte em obras realizadas por professores e estudantes da Universidade de Brasília (UnB). A instituição expõe ao público parte de um conjunto de obras fruto das atividades da disciplina de mesmo nome da mostra, que envolve as comunidades dos cursos de Medicina e de outras áreas, como Artes, Arquitetura e Design. Além de promover uma reflexão sobre a presença da arte nas mais diversas áreas da vida das pessoas, as criações prometem encantar o público com ilustrações das estruturas do corpo humano.

A presença da anatomia em espaços destinados às artes perpassa a produção artística ao longo dos séculos. Grandes mestres foram exímios conhecedores das estruturas anatômicas do homem. Na antiguidade, por exemplo, os livros de Medicina ilustrados eram feitos em parceria de médicos com artistas. 

Curadora da mostra, a museóloga Marianna Soares, que contou com a colaboração da professora de anatomia Yolanda Pacheco e de alunos de graduação em museologia e arquitetura, afirma que arte e anatomia possuem mais conexões do que a maioria das pessoas consegue imaginar. “Michelangelo não teria concebido David se não tivesse total domínio das proporções e estruturas do corpo. Isso o permitiu a reprodução impecável de modelos de corpos humanos e fizeram dele um dos maiores nomes das artes. Essa perspectiva interdisciplinar, a possibilidade de valorizar as excelentes obras de alunos e os professores foram fontes de inspiração para este trabalho”, pondera a especialista do Museu de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina da UnB.

Marianna destaca que o trabalho evidencia e ao mesmo tempo estimula a produção criativa na academia. Devidamente recuperadas e catalogadas, as criações, agora, compõem o acervo da Universidade de Brasília e ficarão sob a guarda da Faculdade de Medicina, com exceção de algumas peças que fazem parte do acervo pessoal dos artistas.

Serviço:

Exposição Anatomia Artística

De 23 de setembro a 7 de outubro, no salão térreo da Biblioteca Central da UnB, no campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.

Visitação de segunda a sábado, das 9h às 18h.

Entrada Gratuita.