DESCASO EM ALAGOAS

Hospital Universitário de Maceió está sem tomógrafo há mais de 2 meses

Janaina Ribeiro e David Lucena/Gazeta de Alagoas
29/08/2011
DESCASO EM ALAGOAS

Hospital Universitário Professor Alberto Antunes está sem tomógrafo há mais de 2 meses. Equipamento é usado no diagnóstico de doenças como câncer e pneumonia

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes está sem equipamento para realizar exames de tomografia há mais de dois meses. A máquina, utilizada para o diagnóstico de doenças como câncer e pneumonia, quebrou no dia 18 de junho e ainda está sem conserto.

Conforme o chefe de radiologia do Hospital Universitário, Eglício Viana, os casos mais graves estão sendo encaminhados para outros hospitais que também fazem o exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Imediatamente após o tomógrafo apresentar defeito no software, foi aberto o processo para o conserto do equipamento. O pregão foi ganho pela empresa Toshiba, que realizará o reparo por R$ 30 mil, mas não há prazo para que o serviço seja feito”, declarou Viana.

Por ser um hospital-escola pertencente à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Ministério da Educação (MEC) anunciou, na semana passada, que irá doar um tomógrafo para o HU até o final do ano, mas também não há data específica para que o equipamento chegue ao hospital. “Esta nova máquina doada pelo MEC será o que há de mais avançado em termos de tomografia”, afirmou o doutor Eglício.

Mas até que o novo equipamento chegue ao HU ou que o reparo do atual tomógrafo seja realizado, os pacientes devem procurar outro hospital que faça o exame pelo SUS ou pagar cerca de R$ 300 para realização do procedimento em clínicas particulares.

Algumas doenças que podem precisar do exame de tomografia são câncer, Acidente Vascular Cerebral (AVC), dores fortes de coluna, sinusite, tosse crônica e pneumonia.