DIREITO FUNDAMENTAL

CONTER oficia Ministério da Saúde e reforça prioridade na imunização de profissionais da Radiologia

Jônathas Oliveira/Ascom CONTER
29/01/2021
DIREITO FUNDAMENTAL

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) enviou, nesta sexta-feira (29/01), um expediente ao Ministério da Saúde (MS) que reforça o caráter de urgência de vacinas para todos os técnicos, tecnólogos e auxiliares em Radiologia, em especial aqueles que estão na linha de frente da pandemia.

> Clique aqui e veja o ofício enviado ao MS;
Clique aqui e veja o Plano Nacional de Imunização (PIN).

Uma semana após o início das campanhas de vacinação no Brasil, o CONTER recebeu contato de profissionais das técnicas radiológicas de norte a sul do país, que foram contemplados nos planos de vacinação em diversas regiões do Brasil. Infelizmente, muitos outros foram excluídos da etapa de imunização. 

No que diz respeito ao cuidado com os profissionais da linha de frente, a Lei nº 14.023/2020, por exemplo, determina a adoção de medidas imediatas para preservar a saúde e a vida de todos os profissionais que atuam em serviços essenciais durante a emergência de saúde pública, decorrente da pandemia do novo coronavírus. A norma cita diretamente técnicos, tecnólogos e auxiliares em Radiologia.

Ainda na fase de projeto de lei (PL), o texto não citava os profissionais da Radiologia. Em razão disso, o CONTER mobilizou parlamentares próximos à categoria e oficiou diretamente o senador Marcos do Val, reivindicando a inclusão de técnicos, tecnólogos e auxiliares no rol de categorias profissionais que tem prioridade na realização de testes para detecção da Covid-19.

“Se já existe esse cuidado previsto em lei, da mesma forma espera-se que os profissionais da saúde sejam amparados na fase de vacinação. Em março de 2020, nós também cobramos retratação do MS e fomos atendidos em campanha de valorização dos profissionais no combate à pandemia. Seguiremos buscando os direitos fundamentais da Classe”, explica o presidente do Conselho Nacional, TR. Luciano Guedes.

Assistência

Desde o início da vacinação (18/01), o CONTER tem acompanhado o panorama de imunização de diversos profissionais da Radiologia a nível nacional. Além de ofício ao MS, a Diretoria Executiva do Conselho Nacional tem elaborado estratégias com a Comissão Transitória de Enfrentamento da Pandemia de COVID-19 (CTE), um grupo de trabalho especificamente voltado para atender demandas da categoria relacionadas à pandemia decorrente do novo coronavírus.

Nesta sexta-feira (29), o grupo de trabalho se reúne com a CTE. A ideia é centralizar informações de profissionais que foram excluídos do processo de vacinação e oficiar as instituições estaduais e municipais responsáveis.