EDITORIAL

O trabalho fundamental dos profissionais da Radiologia no combate ao coronavírus

Diretoria Executiva do CONTER
03/04/2020
EDITORIAL

NOTA

Em campanha de valorização dos profissionais da saúde, o Ministério da Saúde não tem incluído os profissionais das técnicas radiológicas entre as categorias que estão na linha de frente do combate à pandemia. Embora nos cause indignação a falta de reconhecimento, o fato não irá interferir na nossa postura perante à sociedade. Permaneceremos cumprindo com o nosso juramento e batalhando pela saúde das pessoas.

O CONTER oficiará o Ministério da Saúde para que se retratem, em nome dos mais de 124 mil auxiliares, técnicos e tecnólogos em Radiologia que bravamente dedicam sua força de trabalho no combate ao Coronavírus.

Nós também estamos na linha de frente!
#ValorizeaRadiologia

EDITORIAL

Com mais de 124 mil profissionais, categoria é responsável pela condução de exames de imagens, essenciais para diagnóstico e para observar a extensão da Covid-19

A pandemia causada pelo Novo Coronavírus colocou em evidência o papel fundamental que os profissionais da saúde desempenham na sociedade. Na linha de frente do combate à Covid-19, a força de trabalho de diversas categorias profissionais é a principal arma para o controle da doença. Neste cenário, auxiliares, técnicos e tecnólogos em Radiologia exercem atividades essenciais para o diagnóstico e análise das complicações em razão da contaminação pelo vírus.

Uma vez que as infecções podem evoluir para complicações no trato respiratório, com potencial alcance dos pulmões, os exames de imagem, em especial a tomografia computadorizada, são fundamentais para acompanhar a evolução da doença e a gravidade das lesões. Por meio da Radiologia, também é possível definir a melhor condução do tratamento, além de excluir o diagnóstico de outras doenças, como pneumonias virais, pelo fato de a Covid-19 possuir características específicas quando alcança os pulmões. Ainda assim, os testes clínicos e sorológicos são os principais meios de rastreio da doença.

Com 35 anos de regulamentação da categoria, criada pela Lei 7.394 de 1985, os profissionais da Radiologia são considerados os olhos da medicina, segundo o presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Luciano Guedes, que também cita desafios. “Em uma equipe hospitalar multiprofissional, não existem protagonistas. Todos os trabalhadores, cada um em sua especialidade, contribuem para um objetivo comum, que é o restabelecimento da saúde dos pacientes. Neste momento, como membros dessa equipe que está na linha de frente, expostos aos riscos de uma pandemia, mais do que reconhecimento, precisamos ter acesso a condições dignas de trabalho com os devidos equipamentos de proteção e uma estrutura que nos permita exercer plenamente a nossa missão”, defende o representante.  

Luciano Guedes se refere, principalmente, às diversas denúncias de insuficiência de equipamentos vindas de todas as regiões do país. Os Conselhos Nacional e Regionais de Radiologia estão acolhendo os dados para intermediar soluções juntos aos órgãos de saúde pública. Assim como técnicos e tecnólogos em Radiologia, outras categorias têm enfrentado o mesmo problema. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por exemplo, já recebeu mais de 4 mil denúncias relatando a mesma situação.

O presidente do CONTER acredita que, embora dramática, a pandemia já promoveu ensinamentos profundos sobre a importância de se investir na saúde pública, em ciência e, principalmente, na valorização dos profissionais da saúde. “Nós não podemos estar em nossas casas, porque somos a base de sustentação dos sistemas públicos e privados de saúde. O bem-estar das pessoas está em primeiro lugar e nossos profissionais vem cumprindo bravamente com esse dever”.

Para instruir a categoria no atendimento a pacientes com suspeita ou confirmação de contaminação pelo novo coronavírus, o CONTER publicou a cartilha Orientações Preventivas aos Profissionais das Técnicas Radiológicas que pode ser baixada no site da instituição. O documento também contém informações sobre como proceder para denunciar a falta de equipamentos de proteção.