EDUCAÇÃO

Inscrições abertas para pós-graduação, mestrado e doutorado no Instituto de Radioproteção e Dosimetria

ASCOM/CONTER
07/12/2022
 EDUCAÇÃO
Até o final de dezembro, interessados poderão manifestar interesse em participar dos processos seletivos da instituição
 
Estão abertas as inscrições para os processos seletivos de pós-graduação, mestrado e doutorado do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), que integra a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
 
Especialização em proteção radiológica e segurança de fontes radioativas
 
Oferecido pelo IRD, em parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o curso de pós-graduação com especialização em proteção radiológica e segurança de fontes radioativas é gratuito.
 
As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 30/12, e o público-alvo do processo seletivo é de profissionais/acadêmicos com diploma de formação superior nos cursos de graduação/tecnólogo nas seguintes áreas: Radiologia, Área da Saúde, Química, Biologia, Física, Engenharia e afins.
 
As provas acontecerão no dia 1º de fevereiro de 2023, presencialmente no IRD, que fica localizado na cidade do Rio de Janeiro, e a seleção dos candidatos também irá levar em consideração sua experiência na área de radioproteção. São 15 vagas de ampla concorrência, e 4 para estrangeiros oriundos de países falantes da língua portuguesa.
 
As aulas serão presenciais e terão início em março de 2023.
 
 
 
Mestrado e doutorado
 
Para participar do processo seletivo de mestrado e doutorado em radioproteção e dosimetria do IRD, com inscrições abertas até o próximo dia 31/12, os candidatos ao programa de mestrado devem apresentar o diploma de graduação, comprovante de conclusão ou declaração de que está aguardando a colação de grau até 31/03/2023. Já para o doutorado, é necessário a comprovação da data de defesa da dissertação de mestrado até 31/03/2023.
 
Aos ingressantes, são oferecidas bolsas de estudo de acordo com a classificação no processo seletivo, que será realizado em janeiro de 2023, de forma virtual, onde os inscritos farão provas de proficiência em língua inglesa, conhecimento interdisciplinar para o mestrado, apresentação do projeto, entrevista e análise de currículo para candidatos ao doutorado.
 
 
Instagram do Instituto de Radioproteção e Dosimetria: @ird_oficial