EDUCAÇÃO

Tecnólogas em Radiologia se tornam referência na docência

Ascom CONTER
14/02/2020
EDUCAÇÃO
Nós conversamos com quatro Tecnólogas em Radiologia que, a exemplo da maior patrona da área, Marie Curie, enxergam a ciência e o repasse de conhecimento como peças-chave de crescimento e reconhecimento profissional.
 
Em 2019, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) promoveu concurso público com três cargos para professores de Radiologia. A aprovação veio por meio de três mulheres, um marco importante para a profissão. “O grupo de professores do curso tem profissionais competentes e motivados, que desenvolvem importantes projetos de pesquisa. Há quase 4 anos, inauguraram um programa de mestrado profissional na área de proteção radiológica. Isso tudo é motivo de muito orgulho”, opina a mestre e TNR. Carolina Neis Machado, aprovada no processo seletivo.
 
Apaixonada pela Radiologia e pela área da saúde desde o ensino médio, a TNR. Daiane Cristini Barbosa explicou como a educação continuada foi importante para a conquista: “Depois de formada e após algumas experiências, decidi que queria aprofundar minha formação na área de radioproteção e aplicações da radiação. Foi quando ingressei no IPEN/USP, onde fiz o mestrado em 2013 e doutorado em 2018. A capacitação abre portas”, explica a professora.
 
Para representar a Radiologia no IFSC, a TNR. Charlene da Silva teve de organizar horários e abdicar de finais de semana. “Meu foco foi totalmente direcionado para o concurso. Eu sabia que era fundamental ir bem na primeira fase e, felizmente, consegui. Acredito que esta posição de docente poderá inspirar outras pessoas a trilhar o caminho do sucesso”, acrescenta.
 
Valorização Social
 
Para a presidenta da Comissão Nacional de Educação (Conae) do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Silvia Karina, a presença dessas profissionais qualifica a forma como a profissão é enxergada na sociedade. “Somos referência tanto no campo científico como no tecnológico e temos muito a contribuir. Essa capacitação e fomento contínuos naturalmente abrem espaço no mercado de trabalho”, pondera a conselheira.
 
A valorização passa, também pelos princípios éticos que a Classe deve ter ao realizar as técnicas radiológicas. Quem se tornou referência para a profissão nesse segmento é a doutora e TNR. em Radiologia Crissia Carem Paiva. Recentemente, ela assumiu uma cadeira junto ao Comitê de Ética da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tornou-se presidente.
 
“É uma área que me apaixonei. Manter a dignidade humana e resguardar as pessoas, os processos de pesquisas, a comunidade científica... quando a gente é apaixonado por algo que faz e se dedica, as pessoas percebem que faz parte da sua trajetória alçar voos maiores. Por ter trabalhado há anos como application e gerente de suporte técnico na área, vejo a importância de humaniza-la. Nós da Radiologia somos a ponte entre a área médica e o paciente”, finaliza.