EDUCAÇÃO

Enade avalia cursos superiores em radiologia

Conter
02/06/2010
EDUCAÇÃO

Já estão definidos os critérios do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2010. Pela primeira vez, serão avaliados estudantes dos cursos superiores em radiologia, tecnologia agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar e gestão ambiental.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou, em portarias no Diário Oficial da União (DOU), os conteúdos da avaliação, marcada para as 13h de 21 de novembro,com 10 questões gerais e 30 específicas. Os universitários terão quatro horas para responder sobre os componentes de formação geral, comum a todas as áreas, e um específico de cada curso. O Enade, antigo provão, é pré-requisito para obtenção do diploma e obrigatório para alunos de 4,5 mil cursos de bacharelado. Este ano, o teste é obrigatório para alunos dos cursos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia.

A parte de formação geral terá duas questões discursivas e oito de múltipla escolha, que abordarão situações-problema, simulações, estudos de caso e interpretação de textos, de imagens, de gráficos e tabelas. Entre os temas, estão ecologia; biodiversidade; arte, cultura e filosofia; mapas geopolíticos e socioeconômicos, globalização; exclusão e minorias; vida urbana e rural. Serão verificadas as capacidades de ler e interpretar textos, analisar e criticar informações, detectar contradições e argumentar coerentemente.

Os alunos deverão mostrar competência para propor intervenções e soluções para situações-problema, elaborar perspectivas integradoras e sínteses, além de administrar conflitos. A parte específica da prova terá 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha. Devem fazer o Enade alunos que entraram este ano na universidade e, até 2 de agosto, tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso. Também estão convocados os alunos com conclusão do curso prevista para 2010 e os que já tenham cursado pelo menos 80% da carga horária do currículo da graduação. No caso dos cursos superiores de tecnologia, as regras são as seguintes: o teste é obrigatório para alunos ingressantes que, até 2 de agosto, tiverem concluído entre 7% e 25% da carga horária e para os concluintes que tiverem cursado pelo menos 75% até a data limite ou que tenham condições de se formar este ano. Estão dispensados do exame apenas os estudantes que colarem grau até 31 de agosto e os que estiverem matriculados e cursando atividades fora do Brasil, na data de aplicação do exame.

* Com informações do Estado de Minas, 15/07/2010