EDUCAÇÃO

CONTER marca presença na RADIO 2019

Ascom CONTER
30/09/2019
EDUCAÇÃO

Aconteceu, entre os dias 16 e 20 de setembro, a International Joint Conference Radio 2019 (Conferência Conjunta Internacional Radio 2019), que reuniu, no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), em São Paulo (SP), lideranças brasileiras e mundiais em discussões sobre radioproteção na aplicação das técnicas radiológicas. Sob o tema Novos Cenários e Desafios em Proteção Radiológica, o evento contou com palestras, visita técnica às instalações do IPEN, apresentação de trabalhos científicos e oficinas.

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) foi representado pelos professores Guilherme Oberto Rodrigues, Michele Torquato e Matheus Savi, que compõem a Coordenação Nacional de Educação (CONAE) e a Comissão da Revista Científica Curie&Röntgen. Os especialistas participaram das mesas redondas com os temas Proteção Radiológica na Saúde e Formação de Recursos Humanos Qualificados em Proteção Radiológica nas Aplicações Nucleares.

Para o professor Guilerme Oberto, “o evento foi um sucesso de público e de conhecimento. Certamente os participantes tiveram conteúdos de qualidade, com as pesquisas e práticas realizadas no Brasil e exterior que foram compartilhadas durantes as aulas”. O representante revelou expectativas positivas para a conferência de 2020, que retomará muitas das discussões propostas neste encontro. “Espero que no próximo ano o congresso consiga reunir outros órgãos e sociedades, para discutir e aprofundar os conhecimentos e a utilização das radiações na atividade profissional”, finalizou.

Para presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, os assuntos abordados trarão impactos positivos para a política educacional do Sistema CONTER/CRTRs. “Os últimos anos têm sido de maior aproximação dos assuntos relacionados à formação básica e continuada dos nossos profissionais. Ao participarmos de eventos tão importantes, agregamos conhecimento aos que estão à frente de valiosos projetos, como a nossa Revista Científica e a Conae”, poderá o presidente.

A conferência foi organizada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR), Sociedade Portuguesa de Proteção Contra Radiações (SPPCR) e Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi) e reuniu o VI Congresso Brasileiro de Proteção Radiológica, o VI Congresso de Proteção Contra as Radiações dos Países de Língua Portuguesa e o VII Congresso Internacional de Proteção Radiológica na Indústria nos seus dias de evento.