ELAS SÃO MAIORIA

A importância da mulher na radiologia brasileira e a reformulação do regimento eleitoral do sistema CONTER/CRTRs

ASCOM/CONTER - Luana G. Silveira*
20/09/2022
ELAS SÃO MAIORIA
Conheça os dados sobre a presença das mulheres na Radiologia brasileira
 
Segundo levantamento de dados realizado neste mês de setembro, 54% das profissionais inscritas nos Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs) são mulheres e 56% das funcionárias do Sistema CONTER/CRTRs são do gênero feminino. Porém, em um país em que a população é composta por 52% de mulheres é possível constatar a desigualdade de gênero nos cargos mais altos das áreas profissionais. 
 
No Sistema CONTER/CRTRs, entre os 18 conselheiros(as), efetivos(as) e suplentes, eleitos(as) para o 7º Corpo no ano de 2017, apenas três foram mulheres e, atualmente, dos 17 Conselhos Regionais, apenas seis são presididos por mulheres. São eles os CRTRs da 4ª, 6ª, 9ª, 14ª, 15ª e 17ª regiões. 
 
Vale reforçar: a descoberta do elemento Rádio, que propiciou o surgimento dos termos “radioativo” e “radioatividade” - que deram origem à Radiologia - foi de uma mulher, a ilustre Marie Curie, que lutou contra todos os desafios impostos às mulheres para se tornar a figura notória que conhecemos hoje. Com seu papel fundamental e inspirador, ela abriu caminho para as mulheres no mundo científico.
 
Profissionais mulheres com inscrição ativa no Sistema CONTER/CRTRs por região
 
 
 
Obs.: Até o fechamento desta matéria, os regionais da 2ª (CE), 5ª (SP), 8ª (AL/BA/SE), 10ª (PR), 13ª (ES) e 15ª (PE) não enviaram os dados com o número discriminado de profissionais inscritos para computação.
 
Funcionárias mulheres no Sistema CONTER/CRTRs por região
 
Obs.: Até o fechamento desta matéria, os regionais da 2ª, 5ª, 8ª e 13ª não enviaram os dados com o número discriminado de funcionários para computação.
 
DESIGUALDADE
 
A desigualdade de gênero na profissão se mostra presente em pesquisa realizada em 2017 pelo CONTER. Na época, além de serem maioria na profissão, as mulheres também estão em maior número dentro das salas de aula dos cursos de técnico(a) e tecnólogo(a) em Radiologia. Segundo os dados, dos(as) profissionais entrevistados(as), os profissionais do sexo masculino são melhor remunerados e se sentem mais seguros no ambiente de trabalho.
 
As mulheres estão presentes em todo o universo da Radiologia, são destaque no mundo acadêmico, como professoras e pesquisadoras, na radiologia industrial, no radiodiagnóstico e assim por diante. Logo, por que essa expressividade não se mostra no número de conselheiras do Sistema?
 
Pensando nessa realidade, uma das reformulações feita no regimento eleitoral das próximas eleições do sistema CONTER/CRTRs é a reserva de, no mínimo, 30% do número total de vagas aos cargos disputados às técnicas e tecnólogas em Radiologia. 
 
Para a presidente do CONTER, TR. Silvia Karina Lopes, “a inclusão das mulheres na política do sistema CONTER/CRTRs é de extrema importância. Ela garante a participação ativa e direta sobre as decisões relacionadas à profissão, onde são maioria atuante, assim como são maioria na população brasileira. Dessa forma, podemos buscar a equidade. A reserva de percentual é um primeiro passo para que as mulheres possam se ver representadas e estimuladas a participar, espero que os 30% sejam apenas um piso, para que nós, mulheres, possamos contar com muito mais profissionais concorrendo no pleito de 2023”, finaliza a representante do Conselho Nacional.
 
*Texto sob a supervisão de Jônathas Oliveira