ENCONTRO NACIONAL

Presidentes dos Conselhos de Radiologia se reúnem para discutir controle e transparência na gestão das autarquias de fiscalização

Ascom CONTER
23/01/2019
ENCONTRO NACIONAL

 

Começou hoje (23), em Brasília, a 3ª Reunião de Presidentes do Conselho Nacional e dos Conselhos Regionais de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (Sistema CONTER/CRTRs). Até a próxima sexta-feira (25), os presidentes das autarquias de fiscalização vão participar de atividades formativas, com o objetivo de aperfeiçoar as práticas de governança e os índices de produtividade da instituição.

A abertura da programação técnica foi feita pelo auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Carlos Fettermann Bosak, que proferiu a palestra “O acesso à informação, a transparência e a gestão dos conselhos profissionais”. O especialista fez uma sinopse sobre a situação financeira dos conselhos federais e indicou o caminho da estabilidade fiscal.




"Essa história de autonomia dos Conselhos Regionais não é bem assim. No serviço público, a autonomia é sempre relativa. O Conselho Nacional é segunda instância e tem o direito de fazer o controle de legalidade e de constitucionalidade dentro do sistema. Os Conselhos Regionais precisam ter austeridade, fazer a aplicação correta das verbas indenizatórias e cumprir suas obrigações legais, respeitando a hierarquia do órgão", asseverou Fettermann.

O presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, fez um aparte para  mostrar as medidas de austeridade adotadas pelo 7º Corpo de Conselheiros para manter a saúde financeira da instituição. “Desde o início desta gestão, em junho de 2017, congelamos o valor das anuidades e, mesmo assim, conseguimos aumentar os investimentos em fiscalização e infraestrutura. Alcançamos isso cortando os desperdícios e economizando outras verbas que não eram prioritárias”, disse.



A programação deste primeiro dia conta, ainda, com palestra sobre a Responsabilidades dos Gestores, que será proferida pelo Assessor Especial de Controle Interno do Ministério da Economia, Francisco Eduardo de Holanda Bessa. Encerrando as atividades de hoje, o assessor de informática do CONTER José Sales Pessoa Júnior fala sobre as ferramentas implementadas para a modernização de processos internos do Sistema CONTER/CRTRs e apresenta a nova ferramenta de gestão do Conselho.