ENTREVISTA

Brasileiro conta como foi participar do European Congress of Radiology 2019

Ascom CONTER
11/03/2019
ENTREVISTA


O tecnólogo em Radiologia Lucivaldo Santos esteve em Viena, na Áustria, para participar do European Congress of Radiology (ECR 2019). Especialista em Ressonância Magnética e ávido pelas novidades do setor, nosso entrevistado conta que já perdeu as contas de quantas vezes viajou milhares de quilômetros para ir a eventos assim. O ECR é um dos maiores encontros científicos do mundo na área das técnicas radiológicas e faz parte do circuito oficial que apresenta ao público os principais lançamentos do setor. Confira o nosso bate-papo.



Como foi essa edição do evento?}
O ECR 2019 foi incrível. Além de conhecer muitas novidades e tecnologias, posso contar que participei do segundo maior congresso de radiologia do mundo.

Quais foram as melhores atividades que você participou?
Tive a oportunidade de entrevistar tecnólogos de vários países, entre os quais destaco os da Espanha e de Portugal. Participei de todas as palestras que trataram do tema de inteligência artificial e visitei todos os estandes da feira de exposição. Notei um avanço significativo e que vai mudar radicalmente a forma como enxergamos a Radiologia na atualidade.

Quais foram as principais novidades e lançamentos apresentados pelas marcas?
Todas as grandes marcas apresentaram novidades com relação à inteligência artificial, fiquei impressionado com a quantidade de serviços e ferramentas para telerradiologia. Uma grande novidade são as impressões de peças por impressora 3D. O estande que mais me chamou atenção foi da Canon que, recentemente, comprou as operações de equipamentos médicos  da Toshiba, o caminhão onde eles apresentaram uma sala de tomografia foi impressionante. A Siemens também apresentou sua nova máquina de Ressonância Magnética, chamada Amira, com a tecnologia BioMatrix. Enfim, são muitas novidades e lançamentos de todas as empresas, são vários edificios de exposição de equipamentos.



O que aprendeu de novo com essa experiência?
A cada viagem que faço para o exterior, para participar desses congressos, sempre volto mudado e impactado, pois acredito no desenvolvimento profissional ao experenciar momentos. Esses grandiosos eventos nos mostram uma outra realidade e como será o futuro no setor de diagnósticos por imagens. Volto com a certeza de que não devemos em nada para outros países quando falamos de formação profissional, mas é importante falar um segundo idioma. Minha mente se abre para o quanto somos responsáveis por bons procedimentos nos departamentos de imagens. Na entrevista que fiz com o colega Graciano Paulo, de Portugal, falamos das facilidades que os tecnólogos brasileiros têm em solicitar a documentação para trabalhar em Portugal.

Quem você conheceu em Viena e gostaria de apresentar aos profissionais e estudantes brasileiros?
Conversei bastante com o Graciano Paulo e recomendo fortemente que os profissionais do Brasil acompanhem o trabalho dele, pois é um defensor da educação continuada e também defende mais tecnólogos fazendo pesquisas. Eu defendo essa linha também.

Qual sua próxima parada?
A grande novidade será participar ainda neste ano do Congresso de Chicago, esse é o evento mais importante do mundo, conhecido como RSNA.

Vale a pena o investir nesse tipo de aprendizado, não é melhor fazer isso por meio de livros e da internet?
Existem alguns aprendizados que são impagáveis, pois estamos falando de experenciar muitas situações especiais, desde a entrada no avião até os momentos vividos em outro país, pois estamos ali com profissionais do mundo inteiro, temos a possibilidade de conhecer outras culturas, cidades, comidas. E o mais importante: nos damos a possibilidade de sair de nossa zona de conforto e nos lançarmos em grandes desafios. Isso é o que me move, viver intensamente minha profissão e ainda ter a oportunidade de conhecer o mundo. Se você me permite dar um conselho aos profissionais de nosso país, eu diria: vá experenciar momentos como esse, é algo transformador, vocês irão voltar com a mente mudada e com muitas novidades para compartilhar com seus amigos, família, no seu trabalho, na sua escola ou faculdade. É algo único.






Veja mais fotos, clique aqui