ESPECIAL

CONTER instala Câmara Técnica de Radiodiagnóstico

Larissa Lins
18/03/2019
ESPECIAL

O Conselho Nacional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (CONTER) criou, por meio da Portaria 21/2019, a Câmara Técnica de Radiodiagnóstico. O grupo é formado por seis especialistas com notório saber sobre o assunto. Juntos, esses experts vão discutir os problemas que a categoria enfrenta neste segmento, emitir pareceres técnicos sobre questões profissionais, propor soluções e orientar o tomada de decisões do 7º Corpo de Conselheiros sobre essa área, que concentra a atuação de aproximadamente 90% da categoria.

Segundo o presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, essa medida faz parte da nova política de controle jurisdicional da profissão adotada pela autarquia, que também já criou as Câmaras Técnicas de Radiologia Industrial, Legislação e Assuntos Parlamentares. “Precisamos nos antecipar às transformações que estão em andamento, principalmente, no que diz respeito à inteligência artificial e às novas tecnologias. Por meio de um debate altamente qualificado, podemos tomar as melhores decisões e solucionar as questões relativas às condições da formação profissional e do mercado de trabalho. Vamos seguir por este caminho”, frisa.



A primeira reunião da Câmara Técnica de Radiodiagnóstico aconteceu nos dias 11 e 12 de março, em Brasília/DF. O coordenador da equipe é o técnico em Radiologia Richard Siqueira Dias, que acredita ser esse o mecanismo mais adequado para melhorar as condições da formação profissional e do mercado de trabalho. “A importância da criação dessa câmara é imensa. Mostra uma nova postura do Conselho  de Radiologia e evidencia a necessidade de evolução no debate sobre o tema. É um novo caminho a ser percorrido que só traz vantagens e força para a classe. Tenho muito boas expectativas sobre o trabalho que estamos começando a desenvolver aqui”, destaca. Os demais integrantes do grupo são a Dra. Irene Tomoko Nakano e os profissionais das técnicas radiológicas Rubens Acosta Machado, Marcelo Aparecido Ferraz de Lima, Normando Tales de Oliveira Gomes e Rosangela Pereira Silveira.



“Como se trata de um segmento multidisciplinar, cada membro tem especialização em uma área diferente do radiodiagnóstico. Essa pluralidade vai permitir o esgotamento das discussões sobre todos os ângulos necessários. Desta forma, vamos atender ao interesse público e entregar o melhor trabalho que podemos oferecer à sociedade”, finaliza o presidente Manoel Benedito.