ESPECIAL TECNÓLOGOS

I Encontro dos Coordenadores dos Cursos Superiores de Radiologia

Laércio Tomaz/Assessoria de Imprensa
18/07/2011
ESPECIAL TECNÓLOGOS

I Encontro dos Coordenadores dos Cursos Superiores de Radiologia

A posição do Tecnólogo em Radiologia no mercado de trabalho ainda é uma incógnita. Embora existam entidades representativas da categoria e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) reconheça a profissão dentro da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), os profissionais ainda não contam com uma lei que regulamente a profissão e deixe claro os direitos e deveres da classe.

Todos os dias, o CONTER recebe reclamações e denúncias de tecnólogos que estão sendo desrespeitados Brasil afora. De acordo com a presidenta da instituição, Valdelice Teodoro, o volume da demanda desperta a necessidade de ações práticas e objetivas para corrigir as inversões e dimensionar um mercado de trabalho mais justo para a categoria.

“Se por um lado temos que nos ocupar da regulamentação da profissão do tecnólogo em radiologia, por outro, temos responsabilidade ainda maior com a formação dos novos profissionais. De modo geral, vale salientar que os alunos hoje em dia são formados com grandes deficiências no que diz respeito às especificidades da profissão e quando são exigidos pelo mercado de trabalho, deixam a desejar em diversos aspectos. Precisamos reavaliar o currículo escolar, identificar as carências e corrigir as lacunas na formação dos tecnólogos”, argumenta a presidenta do CONTER.

Diante do quadro, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) decidiu realizar um evento inédito na última sexta-feira (15), com o objetivo de discutir as diretrizes dos cursos de Tecnólogo em Radiologia que existem no Brasil, tomar ações práticas para a melhoria do currículo escolar e dimensionar melhor o campo de trabalho dos tecnólogos.

Cerca de 50 coordenadores de cursos tecnológicos, autoridades do MEC, da Anvisa e do Sistema CONTER/CRTRs participaram do  I Encontro dos Coordenadores dos Cursos Superiores de Radiologia, que deve se consolidar como estratégia fundamental na busca pela dignidade na profissão.

A seguir, você confere os tópicos mais importantes do  I Encontro dos Coordenadores dos Cursos Superiores de Radiologia. Veja:

Ações do CONTER junto aos órgãos federais e estaduais para a construção da qualidade dos cursos superiores de tecnologia radiológica

Cursos superiores de tecnologia: Desafios para a consolidação da formação e da profissão

A inserção do Tecnólogo em Radiologia no mercado de trabalho: uma visão da Vigilância Sanitária

Trabalhos de grupo dos coordenadores de cursos superiores em radiologia