ÉTICA

Atenção: Compartilhar fotos ou imagens radiográficas de pacientes sem consentimento constitui dano moral e infração ética

Ascom CONTER
24/03/2020
ÉTICA

A pandemia do coronavírus (COVID-19) em todo o mundo faz com que as pessoas compartilhem experiências e relatos de caso nas redes sociais. Ainda que a intenção seja boa, muitas vezes os cuidados básicos com os pacientes - de proteger a identidade e/ou de solicitar autorização aos mesmos antes de compartilhar as imagens - são negligenciados.

O Código de Ética dos Profissionais das Técnicas Radiológicas expressa o dever e o compromisso que os Técnicos e Tecnólogos em Radiologia devem ter com a preservação da ética profissional, da moral, do civismo e da legislação em vigor. Esse cuidado, inclusive, não é só uma questão ética. Trata-se de uma questão constitucional.

O Artigo 5º Inciso X da Constituição Federal assinala que: “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”. Portanto, a privacidade e o respeito à reserva de informações pessoais são direitos fundamentais de cada cidadão

Nessa época de crise, seja exemplo. São nossas atitudes que constroem caminhos e engrandecem não só a nossa profissão, mas também o nosso aspecto humano.

#ValorizeaRadiologia