FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL

Com o objetivo de aprimorar fiscalização, CONTER visita Cofen e observa boas práticas

Ascom CONTER
11/12/2019
FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL

A ação tem o intuito de analisar processos e resultados e implementar práticas que deram certo no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O CONTER está em processo de reestruturação do setor de fiscalização do órgão, a fim de fortalecer a atuação no campo

Todos os Conselhos Profissionais existem com o propósito de defender a sociedade da ação de pessoas sem a devida qualificação por meio da fiscalização: é o que consta nas leis de criação de cada uma dessas instituições. Neste contexto, os Conselhos de profissionais da saúde ganham relevância ainda mais preponderante, pelos óbvios motivos de que dos serviços médicos dependem a vida das pessoas – um erro mínimo em algum procedimento pode ser fatal. Assim, harmonia entre os órgãos de saúde, também fora dos setores médicos, pode ser um diferencial no fortalecimento no processo de controle.

Partindo dessa premissa, o presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Luciano Guedes, visitou, na última quinta-feira (5), as instalações do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), com o objetivo de buscar referências positivas no processo fiscalizatório. “O Conselho de Enfermagem tem propósitos e valores parecidos com os nossos e um trabalho de fiscalização que é referência entre todos os conselhos. Esse intercâmbio irá acrescentar muito ao modelo de coordenação que realizamos hoje”, pondera o presidente. 

O Cofen dispõe de um setor voltado exclusivamente para a gestão da fiscalização, cuja chefia é exercida pela enfermeira dra. Michely Filete, que recepcionou a comitiva do Conselho de Radiologia. Em entrevista para o CONTER, em agosto, a especialista explicou que a divisão de fiscalização institucionalizou meios para o controle e o aprimoramento das atividades de fiscalização, que ganharam ações mais coordenadas. “Pelo setor, além do suporte aos regionais, consegue-se administrar melhor as demandas de fiscalização”, informou.

No mesmo sentido, foi reestruturado, por meio da última versão do Regimento Interno do CONTER, o setor de fiscalização do órgão. “Iremos expandir a presença da fiscalização da estrutura administrativa do Conselho Nacional, assim como já faz o Cofen. A intenção é designar uma equipe técnica exclusivamente para os trabalhos referentes à fiscalização. Essa inovação nos dará mais ferramenta de gestão de resultados da fiscalização do sistema”, adianta o Superintendente do CONTER, Alexandre Leite.

A busca pelo aprimoramento é uma constante no que diz respeito à atividade-fim do CONTER, é o que pensa a Supervisora Nacional de Fiscalização, Luciene do Prado. “Todas as ferramentas que dispusermos para melhorar o processo fiscalizatório é bem-vinda. A iniciativa da diretoria executiva de buscar boas práticas em instituições que exercem o mesmo papel social, sem dúvida, irá contribuir para o trabalho desenvolvido pela Conafi”, avalia a colaboradora do CONTER, que também esteve no Cofen junto com o presidente e o Superintendente do órgão.

Não é a primeira vez que a instituição promove intercâmbio de conhecimento com outros órgãos na esfera da Administração Pública. Em 2018, parte da equipe administrativa do órgão se reuniu com representantes do Conselho Federal de Administração (CFA) para troca de informações sobre os processos internos das duas instituições.