GESTÃO

Atual diretoria do CRTR14 permanece à frente do órgão até a realização de novas eleições

Romário Costa/Ascom CONTER
01/07/2021
GESTÃO

A Decisão foi tomada pelo CONTER em razão da expiração do mandato do atual corpo de conselheiros regionais e da suspensão dos processos eleitorais, por meio da Resolução nº 03/2020, aprovada pelo plenário do CONTER, em razão da pandemia

Terminou, no último dia 30 de junho, o mandato do IV Corpo de Conselheiros do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Amapá e do Pará (CRTR14). Diante da decisão do plenário do CONTER pela suspensão temporária da realização de novas eleições, o Conselho Nacional decidiu manter nos cargos os atuais gestores do Regional, eleitos representantes pela categoria, em 2015. Assim, TR. José Marcos dos Santos Neto (presidente); TR. Vanessa Sá de Paiva Pereira (diretora-secretária) e TR. Raimundo Santos Pinheiro (diretor-tesoureiro) permanecem no comando da instituição, até a eleição do novo corpo de conselheiros.

Quando um mandato termina sem que haja eleição de novos representantes, acontece o que se conhece como vacância, ou seja, como o próprio nome diz, os cargos ficam vagos. A situação requer a intervenção do Conselho Nacional, o qual é responsável por designar diretoria executiva provisória para que as atividades do órgão regional não sejam impactadas - assim determina o Art. 1º, inciso, IX, do Regulamento de Intervenção do CONTER nos CRTRs.

A decisão por manter os atuais gestores à frente do CRTR14 foi técnica, afirma o presidente do CONTER, Luciano Guedes. “Levamos em consideração o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos diretores, além do voto de confiança que já fora dado aos líderes pelos próprios profissionais da região”, pondera. O representante explica, ainda, que o órgão nacional acompanhará de perto o mandato provisório. “Enquanto perdurar a gestão interina, os diretores encaminharão ao CONTER, periodicamente, relatórios que atestem a regularidade dos serviços”, informa Guedes.

A posse da diretoria provisória aconteceu hoje (1º), na sede do CRTR14, em Belém (PA). O ato foi conduzido pela Conselheira Nacional Silvia Karina Lopes da Silva, representante dos estados no 7º Corpo de Conselheiros do CONTER.