GESTÃO

CONTER cumpre metas previstas no planejamento estratégico do órgão

Romário Costa/Ascom CONTER
08/07/2021
GESTÃO

O planejamento estratégico de uma instituição é uma das principais ferramentas de controle e gestão. Por meio do mecanismo, elaborado por uma equipe técnica de colaboradores do órgão e aprovado em plenário pelo 7º Corpo de Conselheiros, estabelece-se metas e define-se meios para se alcançar esses objetivos, que devem estar alinhados com a missão, visão e valores da organização. Tratando-se de uma autarquia pública, cujo propósito é proteger a sociedade, é necessário se ter estes indicativos muitos claros para obter eficiência nos serviços prestados.

Conscientes desse papel, os diretores executivos do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) guardam o documento como uma das principais referências de trabalho, é o que afirma o diretor-secretário, Mauro Marcelo Limeira de Souza. “Tudo que está descrito no Planejamento Estratégico foi pensado com foco no melhoramento da prestação dos nossos serviços enquanto instituição pública, então é responsabilidade dos gestores tê-lo como norte, na tomada de decisões”, afirma. O plano atual foi elaborado na gestão anterior e compreende o período 2019-2022.

Atualmente, os gestores enfrentam o desafio de estar à frente de um conselho de profissionais da saúde durante uma pandemia que impôs diversas restrições. “Diante das limitações, manter os serviços regulares foi o maior obstáculo a ser superado”, informa o presidente do CONTER, Luciano Guedes. “Nossas responsabilidades legais se tornaram ainda mais essenciais durante a crise de saúde. Assim as metas ligadas à nossa atividade-fim foram priorizadas e cumpridas. O objetivo para o período 2021-2022, no qual estamos inseridos, é permanecer nessa linha de desenvolvimento”, destaca.

Atividade-fim

Antes da pandemia, o mapa estratégico já previa a implementação de tecnologias de execução e controle em todas as fases do processo fiscalizatório, além do cumprimento de outros processos fundamentais à eficiência da fiscalização, como o acompanhamento dos resultados, a avalição do retorno do investimento e a publicidade dos dados. Os requisitos foram aplicados com êxito e todo o trâmite que envolve a fiscalização deu um salto de qualidade durante a crise.

“Foi instituída a fiscalização a distância, o que possibilitou que o controle sobre à aplicação das técnicas radiológicas no Brasil fosse exercido, mesmo na pandemia. Investimentos em formação e sensibilização de gestores e fiscais também foram mantidos, a exemplo Encontro Nacional de Fiscalização do Sistema, realizado à distância, que contou com a participação de representantes do país inteiro”, reforça Luciano Guedes.

Processos internos

No campo da organização interna, também houve avanço, informa Sandoval Kehrle, diretor-tesoureiro do órgão. “Para que tenhamos êxito no trabalho realizado na ponta, existe um time de colaboradores internos dedicados ao serviço público de qualidade que viabiliza tudo isso. O planejamento contempla meios para otimizar os processos internos e aperfeiçoar o clima organizacional”, afirma Kehrle.

Entre os pontos previstos e executados, o diretor cita o incentivo ao aperfeiçoamento dos colaboradores, com a realização de palestras, treinamentos e divulgação de cursos gratuitos; além da promoção de valores éticos e disciplina consciente, princípios reafirmados no Código de Ética e Disciplina dos Empregados do Sistema CONTER/CRTRs. “O Código é inédito no âmbito do Sistema CONTER/CRTRs. O texto torna mais claras quais as condutas éticas esperadas dos colaboradores e norteia a atuação diária destes”, explica Sandoval, que destaca, ainda, a promoção de eventos virtuais internos, nas áreas contábil, jurídica e fiscalizatória.

A estrutura organizacional ganhou reforço com a nomeação de novos concursados; a modernização do fluxo documental, por meio da implementação de ferramentas virtuais e a padronização dos procedimentos; o fortalecimento do Setor de Processos, a criação do subsetor de processos ético e digitalização de autos processuais. Estruturou-se, igualmente, um banco de pareceres jurídicos para dar apoio ao corpo jurídico e está em desenvolvimento o novo Sistema Administrativo de Documentos – SADoc. Outros setores foram reestruturados com readequação de pessoal, baseado em competências.

Entra na lista, ainda, a retomada do trabalho fundamental do Setor de Controle Interno, responsável por analisar as atividades dos Conselhos Regionais. Os dados levantados pelo Setor revelam um diagnóstico preciso da gestão nos órgãos.

Sociedade e Representatividade Política

Está em curso outras aplicações, conforme a previsão, entre elas, a criação de comissões nacionais para discutir pautas de interesse dos profissionais da Radiologia. Por meio de grupos de trabalho, especialistas e profissionais de referência no mercado auxiliam o CONTER na tomada de decisões, propõem adoção de políticas públicas, colaboram na elaboração de normas, entre outras contribuições.

A integração com outras esferas foi priorizada, a exemplo da participação no Fórum Nacional das Profissões Regulamentadas e de parcerias relevantes, como a estabelecida com a Fiocruz, na pesquisa “Profissionais Invisíveis da Pandemia”, que busca conhecer a fundo a realidade de categorias da linha de frente. Outra cooperação de destaque foi realizada com Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que possibilitou oferecer atendimento psicológico aos trabalhadores da Radiologia.

Foi intensificado o relacionamento com o poder legislativo. A articulação possibilitou vitórias, vide a inclusão da classe na Lei nº 14023/20, que definiu os trabalhadores indispensáveis ao enfrentamento da Covid. Isso garantiu que técnicos, tecnólogos e auxiliares em Radiologia tivessem prioridade em testes e reforçou a categoria como prioritária no plano de imunização. Mais recentemente, o Sistema alcançou o apoio de deputados na batalha pela aprovação do PL 3.661/2012, de regulamentação da profissão de tecnólogo em Radiologia (leia sobre paoio de parlamentares aqui e aqui)