INCLUSÃO

Dia do Surdo promove debate sobre a barreira da acessibilidade

Ascom CONTER
26/09/2019
INCLUSÃO

Comemoramos hoje o Dia Nacional do Surdo, que tem o objetivo de chamar a atenção para a inclusão social de pessoas surdas, além da importância do diagnóstico precoce de problemas auditivos. Segundo dados do IBGE, cerca de 10 milhões de pessoas tem a deficiência no Brasil; deste total, mais de 2 milhões apresentam surdez profunda. Esta realidade evidencia a necessidade de se garantir meios de inclusão para essas pessoas; os profissionais da saúde têm papel fundamental neste quadro como agentes de acessibilidade aos serviços de saúde.

Teste da Orelhinha

Boa parte dos problemas auditivos podem ser corrigidos a tempo de não comprometer totalmente a audição. Por isso, a relevância do diagnóstico precoce. A triagem neonatal auditiva ou o teste da orelhinha é obrigatório nas maternidades, por força da Lei nº 12.303/2010. O exame é feito até o terceiro dia de vida do bebê e identifica problemas auditivos no recém-nascido. Os bebês nascidos fora do ambiente hospitalar também devem realizar o exame, que é gratuito pelo SUS, antes dos três meses de vida.

As principais causas de problemas auditivos são malformações congênitas, doenças genéticas e doenças infecciosas que atingem as gestantes, como rubéola e toxoplasmose.

Libras como ferramenta de inclusão

A principal barreira da comunidade surda é a compreensão. O surdo precisa ser compreendido para que possa contribuir nas diversas áreas da sociedade, como qualquer outro cidadão. A falta de comunicação impõe obstáculos desde o oferecimento dos serviços básicos, como educação e saúde. Por isso, o CONTER defende que todos os cursos de Radiologia ofereçam em suas grades curriculares a matéria de Libras, para que os profissionais aprendam conceitos básicos de comunicação com esse público.

Para os que desejarem se aprofundar, diversas instituições reconhecidas oferecem cursos gratuitos que podem ser feitos online. Veja algumas opções.

Universidade de São Paulo (USP)

O curso foi idealizado para que os alunos da USP tenham contato com conteúdos relacionados à língua de sinais, à surdez, à educação de surdos é à cultura surda. A capacitação é aberta a todos que desejam se aprofundar na língua. Acesse bit.ly/2o0XVFa

Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)

Criado para que os servidores públicos possam utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e garantam o atendimento e o tratamento adequado às pessoas com deficiência auditiva. Aberto a todos os públicos. Acesse https://www.escolavirtual.gov.br/curso/11

Serviço Social da Indústria (SESI)

O curso objetiva aprimorar o conhecimento em Lib​ras, conforme preceitos de legislação vigente, proporcionando a pessoa com ou sem deficiência auditiva a comunicação no ambiente de trabalho, removendo as barreiras da comunicação que dificulta a relação interpessoal. ​Acesse  bit.ly/2nqzzsC