INDUSTRIAL

CONTER instala Câmara Técnica de Radiologia Industrial

Ascom CONTER
14/02/2019
INDUSTRIAL


Teve início hoje a primeira reunião da Câmara Técnica de Radiologia Industrial (CTRI) do Conselho Nacional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (CONTER). O grupo é formado pelos senhores Jan Smid, Eduardo Ikeda Terni, Dr. Josilto Oliveira de Aquino, Dr. Robson Spinelli, Dr. Marco Aurélio de Souza Lacerda e pela Dra. Andrea Huhn. Juntos, esses especialistas vão avaliar a legislação atual, discutir as demandas da categoria e analisar a situação do mercado de trabalho, para propor soluções que resolvam os problemas que existem hoje, principalmente, em relação à operação dos equipamentos emissores de radiação ionizante no setor Industrial.

Segundo o presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, a CTRI é formada por representantes do governo, do mercado, da educação e dos trabalhadores, com o equilíbrio necessário para permitir o debate técnico altamente qualificado e com amplo contraditório. “São profissionais experientes e pesquisadores com notório saber sobre a matéria. O grupo vai debater profundamente sobre cada detalhe pertinente à Radiologia Industrial e, por meio de pareceres e notas técnicas oriundas dessas discussões, vamos tomar as decisões executivas daqui para frente. Desta forma, vamos dar a segurança jurídica que todos precisam para trabalhar”, garante.



A criação de câmaras para dirimir questões técnicas é uma medida adotada pela diretoria executiva do CONTER para mediar conflitos, para dissipar áreas cinzentas no mercado de trabalho e para otimizar legislações infraconstitucionais, com previsão legal contida na Resolução CONTER n.º 12/2018. A composição da CT de Radiologia Industrial foi feita por meio da Portaria CONTER n.º 23/2019.