INDUSTRIAL

Especialistas se reúnem no CONTER para discutir Radiologia Industrial

Ascom CONTER
31/05/2019
INDUSTRIAL

Nesta semana, Câmara Técnica de Radiologia Industrial esteve reunida na sede do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) com o objetivo de discutir propostas para a melhoria do setor. Na pauta deste encontro, o grupo de especialistas se debruçou sobre as atuais normas que regulam o campo industrial, para analisar o real cumprimento pelo mercado das determinações do CONTER.

A área foi regulamentada em 2016, por meio das Resoluções CONTER nº 11/2016, que normatizou as atribuições de Técnicos e dos Tecnólogos em Radiologia, e nº 21/2016, que garantiu a inscrição no Sistema CONTER/CRTRs, como “Operadores de Radiografia Industrial”, dos trabalhadores que já atuavam no mercado antes da regulamentação.

Desde então, o CONTER trabalha políticas de estruturação do mercado, para garantir o desenvolvimento sustentável da área. “Nossas prioridades são garantir que os direitos dos profissionais sejam cumpridos e que a segurança da sociedade seja resguardada por meio da atuação de profissionais devidamente qualificados”, afirma o presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos.

As câmaras técnicas foram criadas para auxiliar o Conselho em decisões e elaboração de políticas relacionadas aos setores os quais se relacionam. Para tanto, o órgão reuniu especialistas representantes de diversos campos da sociedade civil, como governo, sistema educacional, mercado e a classe de trabalhadores, para um debate técnico qualificado e equilibrado.

A câmara de Radiologia Industrial é formada por Jan Smid, Eduardo Ikeda Terni, Dr. Josilto Oliveira de Aquino, Dr. Robson Spinelli, Dr. Marco Aurélio de Souza Lacerda e Dra. Andrea Huhn.