INTEGRAÇÃO

Presidentes dos dois maiores CRTRs do país compartilham boas práticas na sede do CONTER

Romário Costa/Ascom CONTER
29/06/2021
INTEGRAÇÃO

A última semana de trabalho intenso para os presidentes dos maiores Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs) do Sistema CONTER/CRTRs, que se reuniram na sede do Conselho Nacional, em Brasília, para partilhar e aprender boas práticas na condução dos órgãos Regionais. Do estado de São Paulo, o presidente Júlio César dos Santos representa cerca de 35 mil profissionais inscritos no CRTR5; Fabrício de Oliveira Silva, por sua vez, está a frente do CRTR4, que tem em torno de 25 mil profissionais das técnicas radiológicas ativos.

A missão de conduzir um Conselho de grande porte não é fácil, avalia o tecnólogo em Radiologia Fabrício, que interinamente assumiu a presidência do CRTR4, após intervenção federal que apura irregularidades na antiga gestão. “Eu ingresso com o compromisso de manter o fundamental serviço prestado pelo CRTR, além de aprimorar os processos de trabalho da autarquia, para sanar e corrigir qualquer desvio. É uma grande responsabilidade, pois a maneira como agimos tem consequências diretas na categoria, sejam esses impactos positivos ou negativos. Tudo deve estar em conformidade com a Lei.”, afirma o gestor.

Presidente do CRTR5, o técnico em Radiologia Júlio César dos Santos compartilhou a experiência de se reinventar diante das dificuldades impostas pela pandemia. “O desafio maior foi ajustar as ferramentas que dispúnhamos para manter regulares os serviços prestados à categoria”, analisa. A modernização dos processos de trabalho possibilitou o Conselho a cumprir com suas atividades regimentais a distância, especialmente a fiscalização, o que colaborou, ainda, com as medidas de contenção do novo coronavírus.

“Logo no início da pandemia, nossos colaboradores passaram a trabalhar remotamente; ao longo do tempo, fomos consolidando um modelo de atendimento virtual que otimizou as atividades internas e a assistência à categoria” revela Júlio César. “Hoje os trâmites documentais do Conselho Regional são totalmente digitais: atendimentos, processos, atos fiscalizatórios, entre outros. Um legado para além dos tempos de distanciamento social obrigatório”, complementa.

Os Regionais, antes deste encontro, já haviam firmado um acordo de cooperação que vai permitir a cessão de servidores dos dois órgãos em forças-tarefas específicas, a fim de dar maior celeridade aos projetos de ambas as instituições. “Somos conselhos que compartilham da mesma missão: defender a sociedade. Sem dúvida há muito conhecimento a ser compartilhado”, afirma Fabrício. “A cooperação é benéfica para o fortalecimento de ambas as instituições”, complementa Julio César.

O papel do CONTER

O presidente do CONTER, Luciano Guedes, explica que a instituição, como órgão máximo do Sistema, além de supervisionar as atividades dos Conselhos Regionais, deve propor e apoiar iniciativas que tenham o objetivo de aprimorar a missão institucional dos CRTRs. “O intercâmbio de conhecimento entre os órgãos do Sistema é uma ideia que tem total apoio do CONTER. Promovemos essa integração em inúmeras ocasiões como, por exemplo, em treinamento de gestores, de membros das COREFIS e de agentes fiscais do Sistema CONTER/CRTRs”, pondera.

Na sede do CONTER, os presidentes se reuniram com a equipe do setor de fiscalização do órgão, onde foram apresentados os dados e indicadores da atividade-fim dos conselhos de Radiologia que servirão como base para as adequações que se fizerem necessárias na execução do ato fiscalizatório e nas ações administrativas posteriores às inspeções.