INTERNACIONAL

CONTER discute trabalho na área da saúde com Ministério e conselhos federais

Ascom CONTER, com informações da SGTES
02/04/2019
INTERNACIONAL

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) participou, na última quarta-feira (27), da 43ª Reunião do Fórum Permanente Mercosul para o Trabalho em Saúde, realizada no Ministério da Saúde, com representantes dos conselhos de profissionais e de entidades da área. O encontro teve como pauta central a discussão da proposta de trabalho para o biênio 2019/2020 a ser apresentada na Subcomissão de Desenvolvimento e Exercício Profissional (SCOEJER), no período de 08 a 10 de abril, em Buenos Aires, Argentina.

As principais autoridades da saúde no país discutiram a formulação desse documento, que consolida um posicionamento comum do Brasil sobre questões que regulamentam o trabalho na área de saúde no Mercosul. As decisões do Fórum auxiliam a formulação de políticas para a gestão do trabalho e da educação na saúde nos países membros.

Com esse foco, foi tema da discussão a implementação de sistemas de informação de recursos humanos, incluindo quadro comparativo de sanções e restrições profissionais; apresentação da matriz comparativa das profissões de nível técnico e de especialidades médicas, bem como a inclusão das profissões de Serviço Social e Educação Física no quadro de profissões da saúde do Mercosul. Definir meios para estabelecer a Matriz Mínima de Registro de Profissionais de Saúde do Mercosul também foi uma questão levantada.

O TR. Jorge Wolnei Gomes (CRTR6), que representa o CONTER junto com o TR. Salomão de Sousa Melo (CRTR2), ressalta a importância da participação de representantes da categoria no Fórum. “Nós representamos os interesses dos profissionais da Radiologia e garantimos a presença do CONTER em discussões de abrangência nacional e internacional, com os países membros do Mercosul”, explica.

O Fórum Permanente Mercosul para o Trabalho em Saúde (FPMTS) tem como objetivo propiciar um espaço de cooperação entre gestores e trabalhadores da saúde do Brasil. O grupo é coordenado pelo Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde.

Leia mais no Portal Saúde