MAIO AMARELO

Tecnólogo em Radiologia conta rotina de atendimento a pacientes que são vítimas no trânsito

Luana G. Silveira/ASCOM CONTER *
31/05/2022
MAIO AMARELO
Neste dia 31/05, a campanha do #MaioAmarelo 2022 chega ao fim. Entretanto, o CONTER reafirma a importância da atenção ao trânsito ao longo de todo o ano, bem como reforça a importância dos profissionais da Radiologia, uma vez que são imprescindíveis no diagnóstico eficaz de vítimas de acidentes.
 
A campanha, busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de feridos e mortos no trânsito. Dados da Polícia Rodoviária Federal apontam que, em 2021, houveram mais de 64 mil acidentes apenas nas rodovias federais, que causaram ferimentos em 71.804 pessoas e mataram 5.393. No primeiro trimestre de 2022, já ocorreram mais de 14 mil acidentes - 23% do total do último ano, resultando em 17.115 feridos(as) e 1.283 mortos(as).   
 
Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, o Brasil é o 4º país com maior número de acidentes de trânsito no mundo. O DataSUS mostra que a maioria dessas vítimas são motociclistas, jovens, do sexo masculino, e o IBGE indica que, em 2021, a frota nacional de motos era de mais de 24 milhões.  
 
O Tecnólogo em Radiologia, Fábio Marques Rodrigues, que atua no Hospital de Base do Distrito Federal - referência no SUS para atendimento em politraumas, conta que atende mais de 10 pacientes por dia vítimas de acidente de trânsito. Para Fábio, a humanização do atendimento garante um procedimento seguro e ágil, para obter a melhor imagem. 
 
“Dois dos grandes motivos dos acidentes de trânsito ainda é a combinação de álcool e direção, e a pressa e imprudência. Acredito que mais propagandas visuais, com imagens de pacientes pós trauma automobilístico ajudaria na conscientização desses motoristas e motociclistas. Também, o profissional da Radiologia poderia, quando possível, conversar com o paciente, alertando-o dos riscos e quão necessário é planejar seu trajeto e observar bem o trânsito, tentando minimizar erros ou se proteger de erros de terceiros.” 
 
O Maio Amarelo reforça que medidas simples são de grande importância para evitar acidentes, como: respeitar a sinalização, realizar ultrapassagens seguras, utilizar passarelas e faixas de pedestre, não dirigir sob o consumo de álcool e proteger os mais vulneráveis no trânsito.    
 
E você, profissional, já atendeu quantas vítimas de acidente de trânsito?

*Texto sob a supervisão de Jônathas Oliveira