MISSÃO

Conselhos cuidam de vidas


01/08/2019
MISSÃO

Conselhos profissionais existem para orientar, normatizar e fiscalizar atividades profissionais que oferecem risco à vida das pessoas. É uma espécie de polícia administrativa, que protege a sociedade de contraventores e de gente sem competência.

A atuação desses órgãos de controle é determinante para manter a segurança de profissionais e pacientes em clínicas e hospitais. Especificamente na área da Radiologia, o controle jurisdicional da profissão assegura condições aceitáveis de uso e exposição à radiação ionizante em exames e tratamentos.     

Ao fiscalizar e aplicar restrições a contraventores - que vão de multas, sanções disciplinares, suspensões até cancelamento de registros - os conselhos atuam em defesa do interesse da coletividade e reduzem índices sociais que afetam a qualidade de vida da população.

É verdade que ainda existem muitas irregularidades no país, mas a realidade seria pior sem os conselhos profissionais, que atuam diariamente para promover a cidadania, a organização e a dignidade das pessoas na sociedade.

A manutenção das atividades de fiscalização e controle dos conselhos profissionais é importante para o desenvolvimento econômico e social da população, que precisa da proteção do estado para viver bem, feliz e segura.