MISSÃO CUMPRIDA

Manoel Benedito encerra 3º Encontro de Presidentes dos Conselhos de Radiologia

Ascom CONTER
25/01/2019
MISSÃO CUMPRIDA


A programação do 3º Encontro de Presidentes do Conselho Nacional e dos Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (Sistema CONTER/CRTRs) foi encerrada nesta sexta-feira (25). Durante três dias, conselheiros e gestores de todo o país participaram de sete exposições, painéis e discussões técnicas sobre acesso à informação, gestão de dados, transparência, orçamento, financiamento da fiscalização, responsabilidade e gestão pública.   

A última palestra foi proferida pelo presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, que falou sobre os desafios que a instituição deve enfrentar daqui para frente e sobre a responsabilidade dos gestores neste processo. “A função de conselheiro exige muita dedicação e oferece pouco reconhecimento. Quanto mais você trabalha, mais cobranças recebe. Isso não vai mudar, precisamos nos acostumar e continuar seguindo as regras com rigidez, para cumprir a nossa missão”, frisou



Membros do 7º Corpo de Conselheiros e Conselheiras do CONTER

A presidente do CRTR8, Maria do Rosário, comandou a modernização da gestão da autarquia no estado da Bahia e, diante dos números que apresentou no decorrer do ano passado, também questiona a falta de reconhecimento. “Nós abdicamos do nosso tempo pessoal para estar aqui, em busca de melhorias para a nossa classe. Mas, enquanto trabalhamos duro, existem pessoas que estão apontando o dedo nas redes sociais, incitando a categoria contra a gente apenas para se promover. Devemos ser respeitados nas ruas, pois cumprimos nossas responsabilidades na instituição”, alega.



Apesar das dificuldades enfrentadas pelos gestores, os depoimentos mostram que o trabalho tem resultados promissores em várias regiões do país. No Rio de Janeiro, o CRTR4 conseguiu executar todas as dívidas de pessoas jurídicas que deviam ao conselho. “Temos o grande desafio de pacificar problemas que afetam nossa categoria. É momento de novas estratégias para combater o exercício ilegal. Vamos nos debruçar sobre as ameaças e seguir as linhas estratégicas que definimos”, disse o presidente Marcello Carlos.

Em Brasília, a solução foi criar um clube de benefícios para mobilizar a categoria. “Buscamos parceiros e hoje oferecemos vantagens, serviços e descontos especiais para os profissionais que cumprem suas obrigações com a instituição. Desta forma, conseguimos diminuir a inadimplência e melhorar nossa prestação de serviços”, exemplificou o presidente do CRTR1, Valcir dos Santos.

O diretor-tesoureiro do CONTER, Abel dos Santos, se mostrou satisfeito com os resultados apresentados durante o encontro. “Até ano passado, Conselhos Regionais como os de Brasília, Alagoas, Sergipe, Pará e Amapá ainda precisavam de apoio financeiro do Conselho Nacional para fechar as contas. Com muito trabalho e dedicação, esses CRTRs conseguiram se tornar autossuficientes e hoje prestam ótimo serviço à população. É um orgulho para nós e merece reconhecimento da categoria”, considera.