NOVA PREVIDÊNCIA

CRTR8 reforça campanha pela manutenção da aposentadoria especial na Radiologia

Ascom CONTER, com informações do CRTR8
13/06/2019
NOVA PREVIDÊNCIA

Para a presidente do Regional, a população e, principalmente, a categoria devem saber o que está sendo alterado para que não sejam surpreendidas com a perda de direitos

Os debates em torno da reforma da previdência proposta pelo Governo Federal ocorrem em todo o país. Diversas instituições da Radiologia atenderam ao pedido do Conselho Nacional e têm se mobilizado para conscientizar os representantes do legislativo sobre a importância do benefício para a saúde dos trabalhadores expostos à radiação. No último mês, a TNR Maria do Amparo Rodrigues, presidente do Conselho Regional dos Técnicos e Tecnólogos em Radiologia da Bahia (CRTR8), participou de uma audiência para discutir os impactos da reforma nas aposentadorias especiais.

O evento, proposto pela deputada federal Alice Portugal, contou, ainda, com a presença da também deputada federal Jandira Feghali (titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados). Representantes de outras categorias também participaram do debate em torno das novas diretrizes.

A presidente do CRTR8 esclareceu que a atividade dos profissionais das técnicas radiológicas é de exposição não somente à radiação ionizante, mas também a doenças contagiosas de pacientes em ambiente hospitalar e, na indústria, a agentes químicos que podem causar o adoecimento dos trabalhadores. “Não podemos admitir que os regimes de previdência sejam nivelados, relativizando as atividades de risco e insalubridade. Está na lei que nossa aposentadoria é diferenciada e precisamos fazer com que os congressistas entendam isso. É uma questão de humanidade, de sensibilidade. Vamos buscar o parlamento, os nossos deputados regionais, e apresentar a realidade do nosso trabalho. É uma questão, também, de segurança à população”, explicou Maria do Amparo.

CONTER

No dia 22 de abril, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado realizou uma audiência pública para de discutir “Os impactos da reforma da Previdência nas aposentadorias especiais“. Participaram do debate representantes da sociedade civil e das categorias atingidas pelas novas diretrizes. O Conselho Nacional dos Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (CONTER) foi representado pelo TR. Manoel Benedito Viana Santos, presidente do órgão.

Na oportunidade, ele esclareceu que a reforma trará mudanças na vida dos profissionais e que é preciso “batalhar” para que não haja perdas sociais.

Leia mais: