#NOVEMBROAZUL

Confira os principais cuidados para diagnóstico precoce do câncer de próstata

Jônathas Oliveira/Ascom CONTER - com informações do Ministério da Saúde
17/11/2020
#NOVEMBROAZUL
Em 17/11 é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento #NovembroAzul e teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.
 
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. A estratégia de diagnóstico precoce contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer. Nessa estratégia, destaca-se a importância da população e dos profissionais estarem aptos para o reconhecimento dos sinais e sintomas suspeitos de câncer, bem como haver acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde.
 
O diagnóstico precoce do câncer de próstata deve ser valorizado e se baseia na rápida e oportuna investigação dos seguintes sinais e sintomas mais comuns:
 
-    Alteração na frequência e padrões urinários;
-    Hematúria visível (presença de sangue na urina);
-    Disfunção erétil.
 
O exame de toque retal e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico), são os principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tire dúvidas e quebre preconceitos. A detecção e o tratamento precoces podem salvar vidas!
 

SAIBA MAIS

> Na prevenção ou no tratamento, conte conosco!