NOVOS PROFISSIONAIS

Governo do Acre forma a primeira turma de Técnicos em Radiologia do Estado

Tamara Smoly/Agência de Notícias do Acre, com adaptações
05/10/2011
NOVOS PROFISSIONAIS

Governo do Acre forma a primeira turma de Técnicos em Radiologia do Estado. Duas novas turmas estão previstas para serem iniciadas - uma na região do Alto Juruá e outra no Alto Acre

O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), realizou na última sexta-feira, 30, a formação de 29 trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no curso Técnico em Nível Médio de Radiologia, executado pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSMMR). Essa turma é a primeira do Estado a receber essa formação. A solenidade de formatura aconteceu no auditório do Hospital das Clínicas do Acre, em Rio Branco, às 19 horas.

A oferta do Curso Técnico em Radiologia surgiu devido à necessidade de qualificar o quadro de trabalhadores da área de radiologia da rede pública de saúde no Acre, já que o Sistema Único de Saúde (SUS) não disponibilizava de técnicos em radiologia com formação. 

Assim, o curso Técnico em Radiologia iniciou em outubro de 2009. A carga horária constituiu de 1.560 horas totais, sendo 360 horas de estágio que foram realizados em hospitais e clínicas que executam exames e procedimentos relacionados à radiologia.

Segundo o coordenador do curso, Rafael Garcez, "para as pessoas que já estavam na prática o curso contribuiu para que se atualizassem, já para os que eram do serviço e não atuavam na área, eles vislumbraram uma nova perspectiva com essa oportunidade". Muitos dos educandos do curso já receberam novas propostas de trabalho pela rede particular. É uma nova perspectiva de aumentar a renda. De acordo com Rafael, há duas novas turmas previstas para serem iniciadas, uma na região do Alto Juruá e outra no Alto Acre.

"Tem coisas que eu não sabia e não conhecia, e hoje me sinto orgulhoso pelo aprendizado que tive com o curso. Agradeço aos ótimos mediadores que tive, foi muito significativo, espero que os companheiros valorizem o que aprenderam para aprimorar a sua prática no serviço. Eu, com o término do curso, já recebi dois convites para trabalhar em clínicas de radiologia particulares.", disse o formando Francisco Pereira do Nascimento.

 

A Coordenadora geral da ETSMMR, Anna Lúcia Abreu, afirma que a formatura destes novos técnicos em radiologia traz uma sensação de vitória não só para os formandos, mas também para a Escola e para o IDM . "Para o Instituto Dom Moacyr foi uma experiência maravilhosa, pois alguns desses educandos já trabalhavam há 30 anos na área sem preparo qualificado, alguns tiveram que terminar o ensino médio, e mesmo trabalhando e cumprindo plantões tinham um compromisso com o curso. A Escola também teve que se superar naquilo que não conhecia, mas conseguimos vencer esse desafio. Hoje, sabemos que esses Técnicos em Radiologia do SUS estão prontos para oferecer um melhor serviço à comunidade acreana", afirma Anna.