OPORTUNIDADE

Instituto de Radioproteção e Dosimetria abre processo seletivo para doutorado

Jônathas Oliveira - Ascom/CONTER
08/07/2021
OPORTUNIDADE
Se você ama a vida acadêmica na Radiologia e possui Mestrado, o Doutorado pode ser um excelente caminho para sua carreira. Até o dia 31 de julho, o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) aceitará inscrições para o processo seletivo para Doutorado nas áreas de Concentração de Biofísica das Radiações, Física Médica, Metrologia e Radioecologia.
 
As etapas de seleção serão realizadas em formato virtual, entre os dias 16 e 25 de agosto, de modo que as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail processoseletivo@ird.gov.br. Além de todas as regras, o edital traz uma lista de potenciais orientadores.
 
 
Ainda de acordo com o site oficial do IRD, "o Programa de Pós-Graduação em Radioproteção e Dosimetria do IRD dispõe anualmente de cotas de bolsas de estudo oferecidas por órgãos de fomento como Capes, além da própria CNEN. As bolsas serão oferecidas aos candidatos seguindo-se a ordem de classificação final do processo seletivo". Vale ressaltar que o  exame de seleção é composto por provas de proficiência em língua inglesa, conhecimentos específicos, apresentação do projeto, entrevista e análise de currículo. A divulgação dos aprovados está prevista para 27/08 e a matrícula nos dias 30 e 31/08.
 
Nível superior tecnológico
 
Os profissionais de nível superior em tecnologia em Radiologia possuem formação plena, ou seja, ao concluir o curso, estão aptos a trabalhar em todas as áreas da Radiologia. Por meio da pós-graduação, o tecnólogo poderá se especializar em determinadas áreas de atuação, em duas modalidades de ensino: lato sensu e stricto sensu. As pós-graduações lato sensu incluem programas de especialização e os cursos MBAs (Master Business Administration), votados para a gestão. Já as stricto sensu compreendem os programas de Mestrado e Doutorado.
 
Os tecnólogos e tecnólogas em Radiologia são uma realidade no mercado de trabalho há bastante tempo e desempenham funções fundamentais em vários campos da sociedade: operam equipamentos, são professores, pesquisadores, gestores, atuam nos diversos setores da saúde em que a aplicação das técnicas radiológicas se faz presente... Salvam vidas! Por isso, desde o mês de abril, o CONTER iniciou a campanha “Quem salva vidas merece mais que aplauso – Pela regulamentação da profissão de tecnólogo em Radiologia”.