OUTUBRO ROSA

Mamografia, prevenção e Radiologia: o tripé necessário para combater o câncer de mama

ASCOM - CONTER
01/10/2022
OUTUBRO ROSA
Novamente chegamos em outubro, momento em que as instituições se unem para compartilhar informações e promovem a conscientização sobre o câncer de mama. A campanha é fundamental na luta contra a doença, uma vez que proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento. Ao longo dos próximos dias, nós traremos conteúdos pautados em três vertentes essenciais para o movimento e o cuidado na saúde: a mamografia, a prevenção e a Radiologia como um todo.
 
Isso porque os profissionais das técnicas radiológicas estão à frente do principal exame preventivo do câncer de mama, o que nos torna fundamentais na prática de salvar vidas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2021, por exemplo, foram realizadas 3.497.439 mamografias em mulheres no SUS, sendo 351.509 mamografias e 3.145.930 mamografias de rastreamento. Em homens foram realizadas 7.281 mamografias para fins diagnósticos.
 
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais em grande parte dos casos, o que aumenta a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias. Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. De toda forma, lembramos que o autoexame não substitui nem a mamografia nem o exame clínico realizado por um médico.
 
Em 2022, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) estimula o debate sobre o Outubro Rosa e enaltece os profissionais que estão na ponta da operação. Quinzenalmente, em nossas redes sociais, divulgamos serviços de mamografia gratuitos em unidades móveis pelo país.
 
Faz-se necessário, também, conscientizar a sociedade sobre o devido atendimento com profissional qualificado e capacitado. Quem ama a profissão e atua com mamografia vai além das incidências básicas de craniocaudal e obliqua médio-lateral. É um cuidado em que a humanização surge como diferencial, por lidar com pessoas em situações extremas de fragilidade.
 
Previna-se e faça o exame com um profissional devidamente habilitado.
 
Nós enxergamos por dentro e sabemos que sua saúde é o bem mais precioso!
 
Uma campanha do Sistema CONTER/CRTRs!