PARAÍBA

CRTR 16ª Região vai à Assembleia Legislativa da Paraíba discutir PL em prol dos profissionais da Radiologia

ASCOM - CONTER, com info. do CRTR16
12/08/2022
PARAÍBA

Na manhã desta terça-feira (09/08), o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 16ª Região (CRTR Rio Grande do Norte e Paraíba) se fez presente na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, para tratar do Projeto de Lei nº 3928/2022, que versa sobre o piso salarial dos profissionais da Radiologia no estado paraibano.

A reunião contou com a presença do Diretor-Presidente, Fontaine Araújo, e do Diretor-Tesoureiro, Gutemberg Sales, bem como do Coordenador Jurídico do CRTR16, Dr. Ygor Veríssimo Anjo. Junto a eles, profissionais da Radiologia participaram do encontro, que ocorreu no gabinete do Deputado Moacir Rodrigues, propositor do PL em questão. A matéria legislativa foi apresentada em julho deste ano.

“Encaminhamos um Projeto de Lei elaborado pelo Conselho para um profissional da Radiologia, que apresentou a proposta ao deputado Moacir Rodrigues. Com a apresentação do projeto na Assembleia, marcamos uma reunião para reforçar o apoio do Conselho à aprovação da matéria. Já movemos ação judicial contra o estado da Paraíba, requerendo o cumprimento dos direitos dos Técnicos em Radiologia, e agora com esse projeto esperamos garantir que finalmente os profissionais tenham seus direitos respeitados”, afirma o Diretor-Presidente do CRTR16, Fontaine Araújo.

O PL autoriza o Poder Executivo da Paraíba a alterar o piso salarial dos Técnicos em Radiologia para dois salários mínimos com adicional de insalubridade de 40%, adequando-o à Lei Federal nº 7.394/85. De acordo com a matéria legislativa, o piso se aplicará aos servidores efetivos, prestadores de serviço e contratados do estado, das autarquias e das fundações públicas estaduais.

“O piso salarial dos profissionais das técnicas radiológicas é um direito já estabelecido por meio de lei federal e que não vem sendo cumprido pelo estado. Deste modo, o que o projeto de lei propõe já está estabelecido por legislação federal. Assim, nosso intuito é apenas garantir o seu cumprimento pelo Estado da Paraíba”, reforça o Diretor-Tesoureiro do CRTR16, Gutemberg Sales.

O Técnico e Tecnólogo em Radiologia, Gilmar Doca de Menezes, esteve presente na reunião: “A gente trabalha muito e aqui, no estado da Paraíba, os nossos direitos não são respeitados. A gente não recebe o piso salarial, não recebe adicional de insalubridade de 40%, não recebe adicional noturno. Então, esse projeto é muito importante para a gente”, afirma.

“A gente está vendo agora uma motivação de lei da Assembleia Legislativa. Falamos com o Conselho e ele abraçou nossa causa para fortalecer mais nossa luta, que é muito importante para a nossa categoria”, ressalta o Técnico em Radiologia Tiago Garcia.